ELEIÇÕES

Marília defende candidatura do PT, mesmo que PSB apoie Lula

Ela também cobrou uma autocrítica dos socialistas sobre as eleições de 2020 no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Paulo Veras

Publicado em 30/08/2021 às 7:00
X

Adversária do PSB no plano local, a deputada federal Marília Arraes (PT) defende que o PT lance um candidato próprio ao Governo de Pernambuco mesmo que o PSB declare apoio ao ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial. Ela também cobrou uma autocrítica dos socialistas sobre as eleições de 2020 no Recife.

A fala de Marília, ao jornal O Globo, ocorre após o encerramento do giro de Lula pelo Nordeste, que começou literalmente com um jantar no Palácio do Campo das Princesas com o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos, ambos do PSB. Entre os socialistas, outras hipóteses são apoiar Ciro Gomes (PDT) ou lançar candidatura própria à Presidência.

Pouco antes do encontro no Palácio, o PT de Pernambuco disse a Lula que está disposto a abrir mão de uma candidatura estadual se essa for a melhor estratégia para a sigla retornar ao Palácio do Planalto. Marília também teve um encontro reservado com Lula neste dia. Procurada pelo JC, através de sua assessoria, a deputada não retornou ao pedido de entrevista.

"A conversa com o PSB é, antes de tudo, nacional. Eu defendo que o presidente Lula busque alianças não só do PSB, mas de partidos de centro que apoiem a democracia. Em Pernambuco, defendo uma candidatura própria, mesmo que o PSB decida apoiar Lula. Já me coloquei mais de uma vez à disposição. A prioridade é a eleição de Lula para presidente", disse Marília, ao Globo.

Questionada se poderia disputar o governo, a petista disse que se colocou à disposição do partido "não só por ler análises de pesquisa". "Acredito que o PT no meu estado tem o potencial maior do que é aproveitado", justificou.

Marília teve uma candidatura ao governo rifada em 2018, quando o PT decidiu apoiar a reeleição de Câmara em troca do apoio nacional do PSB. Em 2020, porém, o partido permitiu que ela disputasse a Prefeitura do Recife. Ela chegou ao segundo turno contra o primo, João, que fez uma campanha fortemente marcada pelo antipetismo. Ele é um dos principais nomes no PSB contra o apoio a Lula.

"É preciso disputar com respeito, coisa que não aconteceu aqui no Recife no segundo turno. Foi uma baixaria como nunca se viu. Tem que haver diálogo com respeito e civilidade", criticou a deputada, na entrevista.

Ela também disse não ter nenhuma relação com João Campos após a eleição. "É algo que pode ser alvo de diálogo tendo em vista o cenário nacional. Essa eleição foi dura, mas quando a gente sofre ataques dessa forma faz a gente crescer e amadurecer. Levo como aprendizado. Não podemos fazer política olhando para o retrovisor, mas é preciso memória e mostrar que disputa política não se faz desse jeito. Cobram tanto autocrítica do PT, mas é preciso que o PSB faça uma autocrítica sobre o que foi feito para podermos olhar pra frente", disse.

 

Tags

Autor