Senado

Projeto obriga o ensino de xadrez nas escolas públicas e privadas do Brasil

Proposta foi apresentada pela senadora Nilda Gondim, do MDB da Paraíba; confira a justificativa

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 01/09/2021 às 14:22
Notícia
X

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) apresentou um projeto para determinar a obrigatoriedade do ensino de xadrez nas escolas públicas e privadas do Brasil.

De acordo com a senadora, o objetivo da proposta é melhorar o desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio. O PL 2993/2021 que insere a prática na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aguarda análise do Senado. 

O uso do jogo como instrumento pedagógico ganhou notoriedade com o Comitê de Xadrez nas Escolas, criado em 1986 pela Federação Internacional de Xadrez e a Unesco.

Segundo reportagem da Agência Senado, além de tornar o ambiente escolar mais atrativo, a atividade contribui para o desenvolvimento de funções cerebrais, como concentração, memória, análise de situações problema e criatividade.

"Não são poucos e nem tão recentes os estudos e documentos que relacionam a prática do xadrez com a melhoria do raciocínio e do pensamento e, consequentemente, com a melhoria do desempenho acadêmico. Outros benefícios desse jogo milenar que extrapolam a preocupação com o desempenho escolar incluem a melhoria da concentração, o controle da ansiedade e o exercício da paciência", diz trecho da justificativa do projeto.

"Considerando as possibilidades que hoje estão postas, sobretudo por meio das tecnologias, ao aprendizado do xadrez, entendemos e confiamos que as autoridades educacionais envolvidas com as medidas de operacionalidade da inovação saberão fazer as escolhas das estratégias e materiais mais adequados às necessidades das respectivas realidades de crianças e adolescentes", conclui a senadora na proposta.

 

Tags

Autor