OPERAÇÃO

CPI da Covid pede, e Precisa Medicamentos vira alvo de operação da Polícia Federal em São Paulo

As ordens judiciais foram autorizadas pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 17/09/2021 às 7:15 | Atualizado em 17/09/2021 às 7:33
Notícia
X

Investigada pela CPI da Covid, a Precisa Medicamentos se tornou alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal (PF), na manhã desta sexta-feira (17), na sede da empresa. As ordens judiciais foram solicitadas pela CPI e autorizadas pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os mandados também são cumpridos em endereços em Barueri, na Grande São Paulo, em escritórios da empresa e locais de armazenamento de distribuição de produtos.

A Precisa é a empresa que intermediou as negociações entre o governo federal e a farmacêutica indiana Bharat Biotech para a aquisição da vacina Covaxin, um contrato R$ 1,6 bilhão, posteriormente cancelado depois que foi colocado sob investigação na comissão do Senado.

Por meio de nota, a CPI da Covid explicou que a operação destina-se à busca e apreensão de informações relativas ao contrato entre a Precisa Medicamentos e a Empresa Indiana Bharat Biotech, assim como todos os documentos relacionados a este contrato.

O senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, escreveu sobre a operação em seu perfil no Twitter: "a CPI tentou de todas as formas obter essas informações e não logrou êxito. Fez-se necessário, para prosseguimento das apurações, a utilização deste instrumento judicial".

Leia a íntegra da nota da CPI

"Desde às 06h de hoje (17), a Polícia Federal realiza operação de BUSCA E APREENSÃO na sede da PRECISA COMERCIALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS LTDA., nos endereços Avenida Tamboré, nº 267, 28º andar, Barueri - SP e Avenida Portugal, nº 1100, Bairro Itaqui, Itapevi – SP.

A operação é cumprimento de solicitação realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal para apurar ações e omissões no enfrentamento da Pandemia da COVID-19 no Brasil (CPI da Pandemia), sob decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, através de sua Excelência, o Ministro Dias Toffoli.

A operação destina-se à busca e apreensão de informações relativas ao contrato entre a Precisa Medicamentos e a Empresa Indiana Bharat Biotech, assim como todos os documentos relacionados a este contrato.

A CPI buscou de todas as formas obtenção dessas informações junto à Empresa e ao Ministério da Saúde, não obtendo êxito. Devido a isso, se fez necessária a utilização deste instrumento judicial."

Senador Omar Aziz (Presidente da CPI da Pandemia)
Senador Randolfe Rodrigues (vice-presidente)
Senador Renan Calheiros (Relator)

Tags

Autor