CORONAVÍRUS

A negacionistas alemães, Bolsonaro diz que 'covid apenas encurtou a vida por alguns dias ou semanas'

Presidente alegou ainda que os números de mortes em decorrência da doença no Brasil foram inflacionados

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 24/09/2021 às 11:47
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dar declarações negacionistas sobre a covid-19. Em entrevista a ativistas de extrema-direita alemães no começo do mês, o mandatário afirmou que há uma supernotificação de mortes no Brasil e que a maior parte dos óbitos aconteceu em pessoas com comorbidades, que apenas tiveram suas vidas encurtadas “por alguns dias ou algumas semanas”.

"Muitas tinham alguma comorbidade. Então, a covid apenas encurtou a vida delas por alguns dias ou algumas semanas", disse o chefe do Poder Executivo naciona, negando dados que mostram o número cada vez maior de pessoas sem qualquer doença preexistente que morreram por causa do coronavírus.

A entrevista foi concedida no dia 8 de setembro, um dia após Bolsonaro protagonizar atos de ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). A conversa com Markus Haintz e Vicky Richter, que são ligados ao movimento negacionista Querdenken, de extrema-direita da Alemanha, não entrou na agenda oficial do presidente nem foi divulgada em suas redes sociais.

Números da pandemia

Nesta semana, Haintz publicou a entrevista em suas redes sociais. Nela, ao tratar da covid-19, Bolsonaro alegou que os números de mortes em decorrência da doença no Brasil foram inflacionados e acusou hospitais de colocarem as pessoas na UTI porque ganhariam mais dinheiro.

"Uma pessoa na UTI por covid custa 2 mil reais por dia. Uma pessoa numa UTI com outras doenças custa 1 mil reais. Então quando uma pessoa mais humilde vai no hospital ela é levada para a UTI porque os hospitais vão ganhar mais dinheiro, então tem uma supernotificação. Isso aconteceu. O número de mortes no Brasil foi superdimensionado", afirmou Bolsonaro.

No entanto, a declaração do presidente não encontra qualquer referência na realidade. Ao contrário, diversos especialistas e diversos estudos apontam para subnotificações nos casos e mortes por covid-19. 

Tags

Autor