O caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, autodenominado "Zé Trovão", divulgou um vídeo, nesta sexta-feira (10), em que informa que a paralisação do grupo que bloqueou rodovias do Brasil desde a última terça-feira (7) chegou ao fim. Zé Trovão foi um dos líderes da manifestação. Considerado foragido da Justiça, o caminhoneiro foi localizado pela Polícia Federal no México.
"Estamos dando por encerrada a paralisação nacional com orgulho e alegria muito grande, porque ontem
muitos acharam que o presidente havia nos abandonado. Mas a reunião que durou mais de 2h foi muito decisiva. O presidente colocou a sua popularidade abaixo da gestão para que o Brasil tenha equilíbrio", disse o caminhoneiro.
>> Aliados de Bolsonaro anunciam que vão à Justiça por liberdade de Zé Trovão
Além disso, Zé Trovão falou que, nesse momento, os caminhoneiros bolsonaristas conseguiram "respeito do mundo e de muita gente na política, que a partir de agora tomará cuidado em suas ações". Ele ainda agradeceu à bancada bolsonarista que entrou com pedido de seu habeas corpus.
A ordem de prisão contra o caminhoneiro é da última sexta-feira (3) expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República. Zé Trovão é investigado por incitar atos com contornos violentos no 7 de setembro contra o STF e contra o Congresso Nacional. Apesar das restrições, ele segue, pela internet, orientando caminhoneiros a favor de Bolsonaro e incentivando a paralisação total da categoria.
Antes de ter a ordem de prisão decretada, ele havia descumprido medidas cautelares de Alexandre de Moraes, como a que o proibiu a participar de transmissões pelas redes sociais. Além disso, driblou a ordem de bloqueio da chave Pix por meio da qual arrecadava recursos para financiar as manifestações divulgando um novo número.
- Saiba quem é Zé Trovão, caminhoneiro bolsonarista procurado pela PF por incitar atos golpistas
- O caminhoneiro bolsonarista Zé Trovão foi preso?
- Defesa de Zé Trovão afirma que caminhoneiro bolsonarista se encontra no México e irá se entregar às autoridades
- Polícia Federal encontra Zé Trovão no México; corporação contou com a ajuda do Itamaraty
- "Ninguém quer deixar eu me entregar", diz o caminhoneiro Zé Trovão após ser localizado pela PF no México
No vídeo, o bolsonarista agradeceu, ainda, quem apoiou a paralisação da categoria. "Agradeço cada brasileio que lutou ao meu lado, cada caminhoneiro que jamais desistiu da nossa luta. Vocês são heróis, estão fazendo história ao vivo", falou.