STF

Ministro Alexandre de Moraes manda Polícia Federal tomar depoimento de Bolsonaro em até 30 dias

Presidente será ouvido no inquérito que apura se ele interferiu politicamente na PF

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo, Estadão Conteúdo

Publicado em 07/10/2021 às 18:28 | Atualizado em 07/10/2021 às 18:29
Notícia
X

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (7) que a Polícia Federal tome o depoimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em até 30 dias no inquérito que apura se ele interferiu politicamente na instituição. O interrogatório deverá ser presencial.

Moraes tomou a decisão após a Advocacia-Geral da União (AGU) informar ao STF que o presidente escolheu prestar o depoimento pessoalmente. Bolsonaro poderá marcar dia e hora.

 

A oitiva do presidente busca esclarecer as denúncias levantadas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, que, ao desembarcar do governo, disse que o chefe do Executivo teria trocado superintendentes da PF e pretendia nomear um novo diretor-geral para minar as investigações contra seus filhos e aliados.

O depoimento de Bolsonaro era a única etapa que faltava para a conclusão do inquérito. Assim que for finalizado, o relatório da PF será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), a quem cabe decidir se há provas suficientes para a apresentação de uma denúncia contra Bolsonaro.

Tags

Autor