Câmara de Vereadores

Leitura inusitada de Marco di Bria na Câmara do Recife viralizou nas redes socias e ganhou o Brasil; relembre

Entre as palavras balbuciadas por Bria durante a leitura, apenas "aprovado" e "fim da ata presidente", eram compreensíveis

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Elton Ponce, Marcelo Aprígio

Publicado em 09/10/2021 às 11:11 | Atualizado em 09/10/2021 às 11:52
Notícia
X

Para quem tem o costume de acompanhar as sessões do legislativo, é preciso prestar mais atenção no momento da leitura da ata da sessão ordinária, isso porque ela é comumente lida em um tom mais acelerado, dinâmico. Mas, em uma sessão da Câmara do Recife, realizada em 2017, o que parecia ser um trâmite normal para mais uma sessão, viralizou nas redes sociais. O então vereador pelo PSDC, Marcos di Bria, iniciou a leitura do documento, mas não era possível entender nenhuma palavra do que ele dizia. 

"Indicação do presidente da Emlurb. kljfgbferfgpoqe. Aprovado", disse o vereador em sua leitura dinâmica. Na época, alguns vereadores não conseguiram conter os risos e chegaram a comentar que, em determinadas situações, era realmente difícil compreender o que o parlamentar falava. Entre as palavras balbuciadas por Bria, apenas “aprovado” e “fim da ata presidente”, eram compreensíveis.

Enquanto a forma inusitada de ler a ordem do dia foi levada em tom de brincadeira e com bom humor por vários internautas, repercutindo em diversos veículos pelo país, outros criticaram o vereador afirmando que esta seria uma postura desrespeitosa com o papel exercido na Câmara dos Vereadores. 

 

Falecimento

O ex-vereador do Recife, Marcos di Bria, que estava internado na UTI do Hospital Memorial São José, faleceu neste sábado (9), aos 62 anos, em decorrência de complicações causadas pela covid-19. Na última semana, familiares chegaram a realizar uma campanha de doação de sangue para o ex-vereador.

Marcos di Bria deixa esposa e três filhos, além de netos. O velório do ex-vereador terá início às 8h da manhã deste domingo (10), na capela do Cemitério de Santo Amaro, onde o corpo será sepultado, às 11h.

O prefeito da capital, João Campos (PSB), lamentou a morte do ex-parlamentar e decretou o luto de três dias na cidade. “Inquieto e determinado, Bria não se curvava às adversidades e sempre buscava uma forma de superar os desafios, olhando tudo com otimismo, fé e esperança. A política nos deu a oportunidade de lutar as mesmas lutas e de construir uma relação de amizade e de muito respeito, que se estende à toda a sua família”, afirmou Campos, por meio de nota.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), relembrou a época em que foi vereadora junto com Marcos di Bria. "O falecimento do ex-vereador Marcos Di Bria nos traz profunda tristeza. Tive a oportunidade de compartilhar a Câmara de Vereadores do Recife com ele entre 2013 e 2016 e testemunhar a sua luta pela causa do povo, especialmente em Santo Amaro. Que Deus conforte amigos e familiares", declarou. 

A Câmara Municipal do Recife também decretou luto de três dias em razão do falecimento do parlamentar. “Marcos di Bria tinha um trabalho forte no Recife e um carinho especial pelo bairro de Santo Amaro. Foi um vereador respeitado na cidade. Dentro da Casa, um conciliador, um líder. Fará muita falta para todos nós”, disse o presidente da Casa José Mariano, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).

O líder do Governo, o vereador Samuel Salazar (MDB), também lamentou a morte do ex-vereador. “Di Bria foi vereador do Recife por três mandatos e deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação à família e amigos e relevantes serviços prestados ao nosso município”, declarou, por nota.

Confira as notas na íntegra:

Prefeito João Campos:

"Com enorme pesar recebi a notícia do falecimento do ex-vereador Marcos Di Bria. Um homem que conhecia e se dedicava como poucos ao Recife, especialmente ao bairro de Santo Amaro. Inquieto e determinado, Bria não se curvava às adversidades e sempre buscava uma forma de superar os desafios, olhando tudo com otimismo, fé e esperança. A política nos deu a oportunidade de lutar as mesmas lutas e de construir uma relação de amizade e de muito respeito, que se estende à toda a sua família. Minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus possa confortá-los nesse difícil momento. Em sua homenagem, estou decretando luto oficial por três dias na nossa cidade.

João Campos
Prefeito do Recife" 

Líder do Governo na Câmara, vereador Samuel Salazar:

"É com profundo pesar que recebi a notícia da morte do amigo e ex-vereador do Recife, Marcos Di Bria, na manhã deste sábado (09), aos 62 anos. Di Bria foi vereador do Recife por três mandatos e deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação à família e amigos e reelevantes serviços prestados ao nosso município.

Não tenho mais palavras para expressar todos os meus sentimentos. Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.

Samuel Salazar (MDB)
Vereador do Recife
Líder do Governo"

Tags

Autor