IMUNIZAÇÃO

Ministério da Saúde reduz intervalo entre as doses da vacina da AstraZeneca

O prazo entre a primeira e a segunda dose passou de 12 para 8 semanas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/10/2021 às 19:15 | Atualizado em 15/10/2021 às 19:17
Notícia
X

Após concluir o envio de 100% das doses de necessárias para completar o esquema vacinal de quem recebeu a vacina anticovid da AstraZeneca, o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (15), a redução de 12 para 8 semanas entre as doses do imunizante.

A partir de agora, a pasta segue enviando vacinas para as novas etapas da campanha: a dose de reforço da população acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, além da imunização de adolescentes com comorbidades. Ainda nas próximas distribuições, também serão enviadas doses da Pfizer para completar o esquema vacinal de quem tomou a primeira dose desse imunizante, respeitando o intervalo de 8 semanas.

Quem ainda não completou o esquema vacinal e já está fora do prazo recomendado, está mais vulnerável aos sintomas mais graves e óbito pela Covid-19, já que os imunizantes de dose dupla ainda não atingiram a eficácia esperada. Até esta quarta (13), um levantamento do Ministério da Saúde mostra que 19,3 milhões de brasileiros estão nesta situação e precisam procurar um posto de vacinação. A segunda dose deve ser tomada mesmo se o prazo recomendado já tiver vencido.

"O Sistema Único de Saúde brasileiro tem uma estrutura extraordinária, nas mais de 38 mil salas de vacinação, nós temos condições de vacinar até 2,4 milhões de brasileiros todos os dias. Mas, peço para aqueles que não foram tomar a segunda dose da vacina, para procurar as salas de vacinação para completar a sua imunização". Dessa forma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou a importância da segunda dose para a população brasileira nessa quarta-feira (13).


Tags

Autor