DELITOS

Bolsonaro chama CPI da Covid sobre sua gestão da pandemia de 'palhaçada'

Bolsonaro também alertou que as conclusões da CPI podem desestimular "investir" ou "fazer turismo" no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 27/10/2021 às 18:11
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro chamou de "palhaçada" a comissão que recomendou indiciá-lo por delitos como "crimes contra a humanidade" por sua gestão da pandemia e acrescentou que suas ações prejudicam o Brasil.

"Quem tem um pouco de juízo sabe que aquilo foi uma palhaçada", disse em uma entrevista à rádio Jovem Pan nesta quarta-feira (27).

"A CPI causou um estrago. Não em cima de mim, porque eu estou aqui para apanhar também. (...) Mas para fora do Brasil a imagem é péssima. Acreditam que estamos vivendo em uma ditadura, que eu estou prendendo jornalistas, que eu matei gente na covid", acrescentou.

O presidente também alertou que as conclusões da CPI podem desestimular "investir" ou "fazer turismo" no Brasil. "Isso prejudica a todos nós, mexe na Bolsa e mexe no dólar", afirmou.

Na terça-feira (26), 7 dos 11 senadores que investigaram a gestão governamental da pandemia endossaram o texto apresentado pelo senador Renan Calheiros na semana passada, no qual recomendava o indiciamento do presidente por uma dezena de crimes, entre eles "crimes contra a humanidade", favorecer uma epidemia que resultou em morte e "charlatanismo".

Também pede que sejam indiciadas outras 77 pessoas, incluindo vários ministros e ex-ministros, três dos filhos do presidente e duas empresas.

Após a apresentação do relatório, o presidente recebeu o apoio do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que disse que "o Brasil tem sorte de ter um homem como Jair Bolsonaro trabalhando para o país".

Durante seis meses, a CPI da Covid analisou as ações e omissões do governo durante a pandemia, que deixou 606 mil mortos; investigou a morte de dezenas de pacientes por falta de oxigênio em Manaus, irregularidades como a "demora deliberada do governo para comprar vacinas" e a existência de um "gabinete paralelo" de médicos que assessoravam o presidente.

Também levantaram suspeitas de corrupção na compra - não feita - da vacina indiana Covaxin e descobriram o escândalo da Prevent Senior, uma operadora de saúde para idosos acusada de usar pacientes como "cobaias humanas", para testar drogas ineficazes sem seu consentimento e para mascarar o número de mortes causadas pelo coronavírus.

Os senadores entregaram nesta quarta-feira (27) o relatório final ao procurador-geral da República, Augusto Aras, considerado aliado do presidente, e anunciaram que o entregarão a diversas entidades -como a Polícia Federal, o Tribunal de Contas ou o Tribunal Criminal Internacional - para dar continuidade às investigações e eventualmente oficializar as denúncias.

Embora possa ter graves consequências políticas e judiciais, analistas concordam que o impacto da decisão da CPI a curto prazo será "simbólico", porque Bolsonaro ainda tem apoio suficiente no Congresso para evitar um "impeachment" e eles consideram improvável que o procurador-geral decida imputá-lo.

 

 

 

 

 

Tags

Autor