eleições 2022

Pré-candidatura é por quem 'passa fome', afirma Simone Tebet

Contra Bolsonaro, Simone foi direta nas críticas, que se estenderam ao ministro da Economia, Paulo Guedes

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 08/12/2021 às 22:47 | Atualizado em 08/12/2021 às 22:47
Notícia
X
Com um forte discurso de cunho social, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi lançada oficialmente, ontem, como pré-candidata ao Palácio do Planalto. Simone escolheu dois adversários principais: o presidente Jair Bolsonaro, a quem acusou de promover "a discórdia" e de não saber para onde leva o País; e o que chamou de "aventureiros e de outsiders" da política, no que foi considerado como um movimento de oposição à candidatura do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (Podemos). E se emocionou ao dizer que decidiu disputar a presidência por causa da existência de milhões de crianças no Brasil "passando fome".
Contra Bolsonaro, Simone foi direta nas críticas, que se estenderam ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Ao defender a recriação do Ministério do Planejamento como medida prioritária, a senadora reclamou da falta de rumo do governo. Um País que não planeja não sabe para onde vai", afirmou.

Centrão

Simone protestou também contra o que chamou de "submissão" do governo ao Centrão e do poder excessivo que foi dado ao relator do Orçamento, que se ampliou a partir do chamado orçamento secreto. "Ele (governo) fica servo e submisso a um Congresso Nacional, parte dele considerado do Centrão, que tem emendas orçamentárias tamanhas que o relator geral é hoje considerado o primeiro-ministro do País. Não é possível avançar."
Em relação a Moro, Simone não fez referências diretas, mas o recado foi claro. A senadora procurou se apresentar como uma política experimentada e como opção segura em relação a nomes que nunca disputaram eleições, como é o caso do ex-ministro da Justiça. "O Brasil não pode estar mais à mercê de aventureiros, de outsiders. É preciso experiência administrativa e de gestão.
Sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora foi mais amena, criticando apenas a polarização que divide o País. Com o MDB cheio de políticos bem relacionados com o petista, a diferença de tratamento ficou evidente, mas Simone garantiu que "não poupou ninguém" no discurso.
 

Tags

Autor