DIPLOMACIA

Governo cumprimenta presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, quatro dias após vitória

Demora é uma prática inusual na tradição diplomática

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 23/12/2021 às 20:27 | Atualizado em 23/12/2021 às 21:09
Notícia
X

Depois de quatro dias do resultado das eleições no Chile, o governo brasileiro emitiu nesta quinta (23) uma nota de cumprimentos ao presidente eleito do país sul-americano, o líder de esquerda Gabriel Boric. A demora é uma prática inusual na tradição diplomática e causou indignação entre diplomatas chilenos, como mostrou o Estadão/Broadcast Político.

Em comunicado encaminhado à imprensa pelo Ministério das Relações Exteriores, o Executivo diz desejar êxito ao novo presidente. "Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito", afirma.

A vitória de Boric foi anunciada no domingo (19) e reconhecida no mesmo dia pelo outro candidato, José Antonio Kast, de extrema-direita, que recebeu apoio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho "zero três" do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O próprio chefe do Executivo, no entanto, evitou externar um eventual apoio a Kast, após se desgastar no Itamaraty e na comunidade internacional com o apoio prestado à candidatura à reeleição do então presidente americano Donald Trump, derrotado por Joe Biden.

Tags

Autor