Armando Monteiro avalia positivamente a criação da federação entre PSDB e Cidadania: "Há identidade programática"
Ex-senador garante que os dois partidos já estão integrados no âmbito estadual
A aprovação da Executiva Nacional do PSDB para a formação de uma federação partidária com o Cidadania, nesta quinta-feira (27) foi bem recebida no âmbito Estadual. Isso porque, os líderes dos dois partidos em Pernambuco já mantêm um diálogo aberto e uma convergência de ideias há algum tempo. E a expectativa é que, com a criação da federação, essa aproximação aumente ainda mais.
"Vejo com naturalidade a criação da federação. Acho que há uma identidade do ponto de vista programático político. Também já havia uma boa relação entre as lideranças dos dois partidos; seja a nível nacional, com presidente do Cidadania, Roberto Freire, e o presidente do PSDB, Bruno Araújo; como aqui em Pernambuco também há uma forte identidade e afinidade entre o deputado federal Daniel Coelho (presidente estadual do Cidadania) e a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (presidente estadual do PSDB). É algo que vamos experimentar nesse novo cenário com os fins das coligações", declarou o ex-senador Armando Monteiro (PSDB).
Apesar de a aliança entre os partidos precisar durar no mínimo quatro anos, Armando Monteiro deixou claro que não enxerga a criação dessa federação como artificial, pois desde os primeiros diálogos sempre existiu uma identidade programática com condição de se sustentar e se manter íntegra ao longo desse período. E que os projetos podem ser inteiramente compatibilizados, atendendo aos interesses da chapa proporcional, como nas candidaturas majoritárias.
OPOSIÇÃO FIRME
Diante da convergência entre os partidos no cenário local, Monteiro acredita que a oposição se fortalece com essa aproximação ainda maior com a chegada da federação partidária. "O Cidadania já estava integrado com o 'Movimento Levanta Pernambuco', com uma forte identidade entre os dois presidente, a prefeita Rafael Lyra e o deputado federal Daniel Coelho. Que, por sinal, foi o deputado votado pela prefeita de Caruaru. Por isso vejo com boa perspectiva e de tranquilo entendimento... E que isso possa ir além da eleição de 2022 (para governador) e também alcance a eleição municipal, em 2024", comentou o ex-senador.
A reportagem do JC procurou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e o deputado federal Daniel Coelho, mas ambos não responderam até a publicação da matéria.