ELEIÇÕES

Bolsonaro desembarca em Pernambuco nesta terça-feira para visitar obras da Transposição

Presidente tenta reverter desvantagem política na região, poucos dias após chamar nordestinos de 'pau de arara'

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 07/02/2022 às 20:36 | Atualizado em 07/02/2022 às 20:38
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca em Pernambuco nesta terça-feira (8) para vistoriar estruturas do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. Ele ainda vai passar por Ceará e Paraíba. A visita ao Nordeste acontece apenas cinco depois de o chefe do Planalto chamar assessores nordestinos de "pau de arara" durante uma live nas redes sociais. A promessa é também anunciar recursos para obras de segurança hídrica.

A expectativa do governo federal é que as águas da Transposição cheguem pela primeira vez ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (9), após anos de atraso na conclusão dos trechos. Durante a visita à região, Bolsonaro será acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que é pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Norte.

O Nordeste é a região do País em que o presidente tem o pior desempenho segundo as pesquisas de intenção de voto. Também é a região onde é mais forte o apoio ao ex-presidente Lula (PT), seu principal adversário nas eleições deste ano. Para tentar reverter essa diferença, o Planalto aposta no pagamento do Auxílio Brasil, benefício de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família.

Em Pernambuco, Bolsonaro vai desembarcar em Salgueiro, no Sertão, a 500 quilômetros do Recife. Ele visita à Estação de Bombeamento 3 (EBI-3). A estrutura é composta por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de adução de água. A partir da EBI-3, a água segue o trajeto por canais e reservatórios até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No local, também está prevista visita ao Núcleo de Controle Operacional (NCO), que é responsável por concentrar, processar e controlar as redes de Tecnologias de Informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos dois eixos do Projeto São Francisco (Norte e Leste). A instalação do NCO teve início em 2014 e foi concluída em maio de 2021.

A viagem ocorre na sequência da passagem do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, presidenciável do Podemos, pelo Ceará. Terceiro colocado nas pesquisas, Moro fez questão de visitar o monumento ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, que o presidente teve dificuldade de identificar onde era situado na live. Por isso, ao pedir ajuda aos assessores nordestinos, ele se queixou de que os "pau de araras" presentes não o ajudavam com a resposta. A fala também abriu flanco para o discurso de Lula, que disse ter imigrado em um pau de arara de Garanhuns, no Agreste pernambucano, para São Paulo.

Essa não é a primeira controvérsia do presidente na região. Em julho de 2019, ele chamou os estados do Nordeste de "Paraíba", ao tentar criticar o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Poucos dias depois, para minimizar o efeito da fala, viajou para a Bahia para inaugurar o aeroporto de Vitória da Conquista.

Em novembro de 2020, Bolsonaro tenta explicar mudanças no itinerário do seu voo e afirmou que a cidade de Paulo Afonso ficava em Alagoas, mas o município está situado na Bahia. Depois, disse ainda que Piranhas era uma cidade de Sergipe, quando o município é alagoano.

No final do ano passado, o chefe do Executivo também foi muito cobrado a visitar a Bahia, em meio as enchentes que vitimaram dezenas de pessoas no estado, mas manteve as suas férias no litoral de Santa Catarina.

Tags

Autor