PT no Senado critica os Estados Unidos pelo ataque russo à Ucrânia e depois apaga post
O texto, que citava uma "política imperialista" norte-americana, foi apagado pouco depois de ir ao ar
Com informações do Estadão
Em nota publicada nesta quinta-feira (24), no Twitter, a bancada do PT no Senado atribuiu aos Estados Unidos a culpa pelo ataque da Rússia à Ucrânia. O texto, que citava uma "política imperialista" norte-americana, foi apagado pouco depois de ir ao ar.
"O PT no Senado condena a política de longo prazo dos EUA de agressão à Rússia e de contínua expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção às fronteiras russas. Trata-se de política belicosa, que nunca se justificou, dentro dos princípios que regem o Direito Internacional Público", afirmava a publicação.
"Essa política imperialista produziu o quadro geopolítico que explica o atual conflito na Ucrânia. Tal conflito, frise-se, é basicamente um conflito entre os EUA e a Rússia. Os EUA não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente", conclui o texto.
Depois de apagar a primeira mensagem, a bancada esclareceu que sua posição oficial da bancada sobre o conflito é a mesma expressa pelo Diretório Nacional do partido. "Texto divulgado anteriormente tratava-se de uma sugestão de nota e não reflete a opinião do conjunto dos senadores. A Comunicação do PT no Senado lamenta a antecipação que induziu ao erro na cobertura da imprensa", disseram.