Guerra Rússia x Ucrânia

Arthur do Val admite áudios sexistas sobre mulheres ucranianas e diz que "foi um erro em momento de empolgação"

Declarações do deputado repercutiram em todo o País e tiveram consequências políticas e pessoais. Do fim do namoro ao rompimento com aliados

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 05/03/2022 às 11:31 | Atualizado em 05/03/2022 às 12:07
Notícia
X

O deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val (Podemos-SP) reconheceu que são seus os áudios em que diz que as mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres". A intenção era que as conversas ficassem restritas a grupos de amigos, mas vazaram e ganharam o País. Demonstrando arrependimento, o deputado afirmou que cometeu um "erro em um momento de empolgação". "Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso, o que eu falei foi um erro num momento de empolgação e pronto", disse do Val neste sábado (5), ao ser questionado pela imprensa.

 

Conhecido como Mamãe Falei, por conta de um canal que mantém no Youtube, o deputado viajou à Ucrânia, no último dia 28, junto com um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos, afirmando que iria acompanhar o conflito após a invasão da Rússia. Nas suas redes sociais, ele publicou fotos com várias garrafas de vidro, dizendo que estava produzindo coquetel molotov para ajudar o exército ucraniano.

Val disse que os áudios (sexistas) foram enviados para um grupo privado de amigos e que se dedicou apenas ao que chamou de "missão" no período em que esteve no país. Em uma postagem no Instagram, ele afirma: "Fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz, e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa. "Se as pessoas quiserem me julgar, têm esse direito. Peço só que entendam o contexto, são dois contextos diferentes — uma coisa é o Arthur que foi lá, fez a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído e mandou um áudio num grupo privado para os amigos dele, de forma errada, descabida, não foi a melhor das posturas, é nítido aquilo, mas como te falei, é um áudio privado".

No seu canal do Youtube, ele gravou um vídeo com um pedido de desculpas. Veja:

Os áudios foram divulgados com exclusividade pelo site Metrópoles e o caso teve repercussões na vida pública e pessoal do deputado. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a namorada do parlamentar, Giulia Blagitz, terminou o relacionamento com ele. "Gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos diferentes", registrou Giulia em um perfil redes sociais, que foi desativado posteriormente. 

Os áudios também repercutiram nas alianças do deputado. Depois da divulgação dos áudios, o pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) disse ter rompido com do Val, seu até então aliado político. O Podemos considerou como "gravíssima e inaceitável" a conduta do deputado e anunciou a abertura de um procedimento disciplinar para investigar as falas sexistas dele.

Tags

Autor