Eleições 2022

Caso Marília Arraes saia do PT, PSB de Pernambuco não admite palanque duplo para o ex-presidente Lula no Estado

Dentro do PSB há expectativa de que o ex-presidente Lula possa convencer a parlamentar em permanecer no partido e ser a candidata ao Senado da Frente Popular de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 21/03/2022 às 16:56 | Atualizado em 21/03/2022 às 19:32
Notícia
X

O PSB de Pernambuco não vai admitir palanque duplo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aqui no Estado. O posicionamento, inclusive, já foi levado para as instâncias do PT local e nacional. O partido socialista reafirma que não há objeções quanto ao nome da deputada federal Marília Arraes (PT) para a vaga do Senado, na chapa liderada pelo pré-candidato a governador, Danilo Cabral (PSB). No entanto, caso ela decida realmente sair do partido e se candidatar a governadora, o movimento é visto como um rompimento definitivo com o líder petista.

“Essa é uma discussão presente no conjunto do PSB de que nós temos que preservar os interesses da Frente Popular nesse processo”, afirmou uma fonte socialista, sob reserva. Outro integrante do partido, também em reserva, afirmou que se fosse para ter dois palanques pró-Lula no Estado, o senador Humberto Costa não teria retirado sua pré-candidatura a governador em nome da aliança nacional entre as duas legendas. 

Em meio às deliberações, que marcaram este fim de semana no PT de Pernambuco, contando, inclusive, com o intermédio da presidente nacional do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann, os socialistas foram consultados sobre a indicação de Marília para concorrer à única vaga da Casa Alta nestas eleições.

Por terem um acordo prévio de que aguardariam o indicativo sobre essa questão, já que o nome de Danilo Cabral também foi referendado sem resistências, a Frente Popular externou que esperaria a manifestação oficial do nome da parlamentar para, só então, se debruçarem em busca de uma entendimento.

Ocorre que em seguida, o Grupo Tático Eleitoral do PT Pernambuco com o Grupo Tático Eleitoral do PT Brasil e a presidenta do diretório nacional emitiram um comunicado oficializando Marília como o quadro que “reúne as melhores condições, no momento atual, de representar o Partido dos Trabalhadores para a candidatura ao Senado da República;

Os socialistas acreditam que o ex-presidente Lula poderá convencer Marília a continuar no PT, mas em paralelo, os demais nomes da Frente Popular que se colocaram à disposição para serem avaliados pelo bloco, continuam sendo considerados pelo PSB como alternativas válidas, diante do impasse petista. Os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos), André de Paula (PSD), Wolney Queiroz (PDT), Eduardo da Fonte (PP) e a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB).

“O PSB já foi contemplado com a cabeça de chapa, não podemos agora operacionalizar em cima de uma decisão que cabe a outro partido. Nós temos até o dia 2 de abril para que essas definições sejam feitas”, declarou um parlamentar socialista, em reserva.

 

Tags

Autor