MORTE

Quem é Jorge da Rocha Guaranho, policial penal que matou líder do PT em Foz do Iguaçu

Apoiador de Jair Bolsonaro e do armamentismo, Guaranho foi autuado em flagrante e está no hospital em estado estável, de acordo com a Polícia

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 10/07/2022 às 17:52 | Atualizado em 10/07/2022 às 20:03
Notícia
X

O líder do PT e guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, 50 anos, morreu na madrugada deste domingo (10) após ser baleado na sua festa de aniversário em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O responsável pelo assassinato é o agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho. Ao ser atingido, Marcelo Arruda, que estava armado, revidou e atingiu o policial.

Arruda morreu. Já Guaranho foi autuado em flagrante e está no hospital em estado estável, de acordo com a Polícia.

Quem é Jorge da Rocha Guaranho

REPRODUÇÃO DAS REDES SOCIAIS
MORTE Jorge da Rocha Guaranho, policial penal que matou líder do PT em Foz do Iguaçu - REPRODUÇÃO DAS REDES SOCIAIS

Jorge da Rocha Guaranho agente penitenciário federal e stá no serviço público federal desde 2010, de acordo com informações que publicou nas redes sociais. 

Desde 2018, é possível ver posts em suas redes sociais em apoio ao então candidato presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao armamentismo.

Em uma postagem, em dezembro daquele ano, ele compartilhou a publicação de uma página no Facebook que classificava Lula como "bandido" e a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, como "a mosca do cocô do cavalo do bandido".

"Vamos todos juntos nessa luta para limpar o Brasil do PT, limpar o país desses corruptos que só buscam perpetuação no poder às custas do bem da maioria", publicou Guaranho na campanha eleitoral de outubro de 2018.

Em dezembro de 2020, Guaranho postou comentário sobre uma notícia compartilhada pelo deputado Carlos Jordy (PL-RJ) sobre a morte de um cabo.

REPRODUÇÃO DAS REDES SOCIAIS
MORTE Jorge da Rocha Guaranho, policial penal que matou líder do PT em Foz do Iguaçu - REPRODUÇÃO DAS REDES SOCIAIS

Na publicação, o deputado compartilha um vídeo e a legenda: “Cabo Cardoso, morto covardemente c/ tiro à curta distância pelo lado, por criminoso q assaltava uma loja em Mesquita. Morreu fazendo o q sempre pregou: proteger a sociedade. Não haverá comoção da imprensa e movimentos de esquerda. Afinal, ele não era negro nem bandido, apenas PM.”

A publicação é compartilhada por Guaranho, que acrescenta: "quando teremos leis realmente eficientes para reduzirmos esses índices de perdas de irmãos policiais? Até quando? Deus abençoe sua família, guerreiro". Em outro post de dezembro de 2020, ele faz o gesto de arma com as mãos.

Militante do PT foi assassinado em festa de aniversário

Um vídeo mostra Arruda cantando "parabéns para você" ao lado de amigos e familiares pouco antes de ser baleado na festa, que tinha o PT como tema e acontecia na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu (Aresfi), na Vila A. Ele próprio vestia uma camiseta com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Marcos Antonio Jahnke, disse à RPC que a Polícia Civil investigará as motivações do crime. "Pelo que a gente percebeu foi uma intolerância política", apontou.

Marcelo Arruda deixa esposa e quatro filhos, sendo uma menina de seis anos e um bebê de 1 mês. O corpo dele será velado neste domingo (10) no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, em horário ainda a definir. O velório do servidor será neste domingo no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, em horário ainda a definir.

Tags

Autor