DATAFOLHA

Eleições 2022: Datafolha divulga nova pesquisa para presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta uma vantagem de 18 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 28/07/2022 às 17:12 | Atualizado em 29/07/2022 às 21:54
Notícia
X

Com Estadão Conteúdo

O instituto Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (28), nova pesquisa de intenção de voto para presidente nas eleições 2022.

No levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta uma vantagem de 18 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. O petista tem 47% das intenções de voto, o mesmo patamar da pesquisa anterior, divulgada em junho, enquanto o chefe do Planalto oscilou positivamente um ponto, com 29%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) segue com 8%. Segundo o Datafolha, continua sem alteração também o cenário de candidatos abaixo de 2%, liderado numericamente pela senadora Simone Tebet (MDB).

André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) estão com 1%. Votos brancos e nulos totalizam 6%. Luciano Bivar (União Brasil), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Essa é a primeira amostra realizada após as convenções nacionais das siglas, que podem ocorrer até o dia 5 de agosto. Seis candidatos à Presidência já tiveram o nome homologado. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto.

Segundo turno

Em eventual segundo turno, Lula derrota Bolsonaro por 55% a 35%.

Os que dizem não votar em nenhum dos dois no segundo turno somam 7%, enquanto 2% estão indecisos.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor entrevistado não recebe uma lista com os nomes dos candidatos, Lula foi escolhido por 38%, contra 26% que preferem Bolsonaro. Ciro aparece com 3% e Tebet tem 1%.

Segmentos

Entre as mulheres, Bolsonaro subiu seis pontos porcentuais em comparação com o levantamento de junho. Ele passou de 21% para 27%. Lula caiu de 36% para 32% no mesmo período. 

Lula também registrou avanços, mas dentro da margem de erro de três pontos porcentuais, entre os homens e lidera por 48% a 32%. Já Bolsonaro perdeu, segundo a pesquisa, o mesmo montante no segmento, que tem 48% da população do País.

Bolsonaro também ampliou a influência entre os evangélicos. De acordo com o Datafolha, ele tem 43%, antes estava com 40%, e Lula, 33%, que estava com 35%.

Foram entrevistados 2.556 eleitores entre a quarta (27) e esta quinta (28). O levantamento, registrado no TSE sob o número BR-01192/2022.

Nesta quarta (27), o Datafolha divulgou que a maioria dos eleitores com menos de 30 anos escolheria o ex-presidente Lula em primeiro turno.

O petista tem 51% das intenções de voto desse grupo ante 20% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já Ciro Gomes (PDT), em terceiro lugar, tem 12%.

O recorte entre os eleitores mais jovens mostra índices maiores tanto para Lula quanto para Ciro em relação aos levantamentos gerais com todas as faixas etárias.

Em quarto lugar, André Janones (Avante) tem 2% da preferência do grupo, seguido por Simone Tebet (MDB), com 1%. Os que dizem que votariam em branco ou nulo chegam a 8% e outros 3% não sabem em quem irão votar para presidente.

Foram ouvidas 935 pessoas de 16 a 29 anos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A pesquisa, registrada no TSE sob o número 05688/2022, tem margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Pesquisa Datafolha de junho

A 100 dias do primeiro turno das eleições, em 23 de junho, segundo pesquisa Datafolha, Lula aparecia com 19 pontos de vantagem à frente do presidente Bolsonaro, marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno, no cenário estimulado. O chefe do Executivo tinha 28%. 

Em terceiro lugar, aparecia Ciro Gomes, com 8%, seguido por André Janones, com 2%. Simone Tebet tinha 1%.

Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) empatam numericamente com Simone Tebet. Não pontuaram Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (UB), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP).

O instituto entrevistou 2.556 eleitores nos dias 22 e 23 de junho em 181 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-09088/2022.

Rejeição entre eleitores

Bolsonaro seguia na liderança da maior rejeição entre eleitores. De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no dia 23 de junho, 55% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum.

Lula era o segundo pré-candidato mais rejeitado, com 35%, seguido por Ciro, que aparecia com 24%.

General Santos Cruz (Podemos) possuia índice de rejeição de 18%. Vera Lúcia (PSTU), Eymael (Democracia Cristã) e Luciano Bivar (União Brasil) marcaram 16%. Esses foram seguidos por Pablo Marçal (Pros), Felipe dÁvila (Novo) e Sofia Manzano (PCB), todos com 15%. Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Leonardo Péricles (UP) eram os menos rejeitados, com 14%.

A rejeição a Bolsonaro subiu para 66% entre desempregados, pretos (63%), nordestinos (62%) e mais pobres (60%). Já os grupos mais refratários a Lula eram os empresários (61%), os mais ricos (57% entre quem ganha 5 a 10 mínimos e 52% entre quem tem renda mínima acima de 10 mínimos), além de evangélicos (46%).

Tags

Autor