Eleições 2022

Eduardo Fonte desiste de lançar candidato ao Senado e vai apoiar o PT em Pernambuco

A direção nacional do PP proibiu o partido de fazer coligação com o PT em qualquer estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 08/08/2022 às 17:42 | Atualizado em 08/08/2022 às 18:34
Notícia
X

Foi sob o tom de “tudo ou nada”, que o partido Progressista (PP) revogou a decisão de ter uma candidatura própria para o Senado. O advogado e ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Antônio Mário, havia sido lançado como candidato a senador, durante a convenção do PP, realizada na sexta-feira (5).

O evento foi feito horas antes da convenção da Frente Popular de Pernambuco que homologou as candidaturas de Danilo Cabral (PSB), para o governo, Teresa Leitão (PT), para o Senado, e Luciana Santos (PCdoB), para a vice.

Nos bastidores, a informação é de que houve mal estar no bloco governista e que foi colocado à mesa de que ou o PP estaria com Danilo e Teresa, ou teria que desembarcar do palanque. No entanto, o presidente do PP de Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte, negou que tenha tido qualquer tipo de pressão por parte da Frente Popular, e ressaltou que a decisão se tratou, na verdade, de “um gesto pacificador”.

“Nós tínhamos um entendimento com o jurídico do partido, que poderíamos lançar candidato ao Senado, que isso não iria interferir na chapa da Frente Popular”, explicou Da Fonte.

Acontece que o PSB teria apresentado um parecer afirmando que a candidatura ao Senado do PP, poderia inclusive, interferir na postulação do ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos), que é o candidato a primeiro suplente de Teresa Leitão. Havia um receio com relação ao tempo de TV que a petista poderia perder.

“Nós colocamos isso na convenção, que decidiu pela pacificação da Frente Popular. Agora, também foram liberados os integrantes da frente pró-Bolsonaro, a votarem nos candidatos a governador e ao Senado que desejarem”, disse Eduardo da Fonte, ao JC.

O recuo do PP à favor da chapa majoritária do PSB-PT contraria a decisão tomada pelo presidente nacional da sigla, Cláudio Cajado, que informou por nota, na última terça-feira (2), que o partido não fará coligação com o PT em nenhum estado do País. Ele também reafirmou o apoio do partido à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sobre esse posicionamento, Eduardo da Fonte diz que o candidato a governador de Pernambuco é Danilo Cabral, portanto, não há impedimentos para que o partido apoie a chapa cuja liderança é do PSB.

ATA DA CONVENÇÃO

Na ata de convenção do PP de Pernambuco, conforme publicação do Blog Cenário, a desistência pelo nome do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Antônio Mário, ocorreu durante a realização do evento, mas a informação não foi tornada pública pelo presidente estadual do partido, Eduardo da Fonte.

A própria equipe de comunicação do deputado federal Eduardo da Fonte, havia divulgado na noite da sexta-feira, que o partido homologou na ocasião mais de 60 nomes que concorrerão à Assembleia Legislativa de Pernambuco e à Câmara dos Deputados, como o de Lula da Fonte, que concorrerá a deputado federal, e também ao Senado.

“Por oportuno, basta registrar que havia, no início da convenção, a intenção da candidatura própria ao Senado pelo sr. Antônio Mário de Abreu Pinto, que na continuidade da convenção, com intuito de preservar a unidade do partido, declinou sua candidatura”, informa o registro da ata.

PALANQUE ADVERSÁRIO

Questionado sobre a presença do seu filho, o vice-presidente estadual do PP e candidato a deputado federal, Lula da Fonte, no mesmo palanque que a candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade) e do candidato ao Senado André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte tentou minimizar os rumores de desconfiança que o gesto representa.

No ato político realizado no município de Aliança, neste domingo (7), Lula da Fonte não só esteve ao lado da chapa adversária, como discursou fazendo elogios a atuação de André de Paula, conforme publicação do jornalista José Matheus Santos, da Folha de São Paulo.

“Nós somos um partido que respeita os posicionamentos dos nossos prefeitos. No município de Sirinhaém, Camila Machado, vota em Marília. Quem escolhe os palanques são os prefeitos, não posso interferir nessa decisão, fazemos o apelo, mas o nosso partido é construído com respeito a democracia”, explicou Eduardo da Fonte.

Ele ressaltou que Lula da Fonte, esteve em Aliança como candidato a deputado federal e que o maior objetivo do PP é fortalecer a chapa proporcional em Pernambuco.

Tags

Autor