ELEIÇÕES 2022

Lula propõe reajuste da tabela de Imposto de Renda; saiba quem pode ficar isento

Líder nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República, Lula (PT) propôs um novo reajuste na tabela do Imposto de Renda e aponta novo teto de isenção

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 17/08/2022 às 10:47
Notícia
X

Líder nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República, Lula (PT) propôs um novo reajuste na tabela do Imposto de Renda. O ex-presidente, que tenta um terceiro mandato neste ano, acusou Jair Bolsonaro (PL) de descumprir promessas ao não realizar reajuste.

"Quando eu era presidente, reajustei várias vezes a tabela do Imposto de Renda. O Bolsonaro prometeu e não fez. Nós vamos reajustar a tabela, escolher uma faixa maior para isentar do imposto, penso que por volta de R$ 5 mil", disse Lula.

O ex-presidente, porém, afirma que a proposta ainda carece de estudos e discussões. A proposta marcou o início da campanha oficial de Lula, num discurso a metalúrgicos em São Bernardo do Campo. Bolsonaro fez a promessa em 2018, mas não cumpriu.

No Plano de Governo para sua reeleição, Jair Bolsonaro cita como meta a isenção de Imposto de Renda quem ganha até cinco salários mínimos. No documento oficial, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, cita-se correção.

"Sem a pandemia e com o crescimento econômico, com responsabilidade fiscal, será possível perseguir o objetivo de isentar os trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos durante a gestão 2023-2026", diz o documento.

Atualmente, somente pessoas com renda mensal de até R$ 1.903,98 são isentas de Imposto de Renda. A base de cálculo são os rendimentos tributáveis do contribuinte, como salários, aluguel, pensão, remuneração por trabalho e investimentos.

Tags

Autor