ELEIÇÕES 2022

Saiba quem é o dono e qual a estratégia por trás do site 'roubado' da campanha de Bolsonaro

Anunciado por textos em caixa alta e ladeado por bandeiras do Brasil, o site 'bolsonaro.com.br' circula pelo Whatsapp ou mesmo por outras redes, como o Twitter. O conteúdo, porém, surpreende quem entra no domínio

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 31/08/2022 às 13:50
Notícia
X

Anunciado por textos em caixa alta e ladeado por bandeiras do Brasil, o site 'bolsonaro.com.br' circula pelo Whatsapp ou mesmo por outras redes, como o Twitter. O verde-amarelo e demais símbolos associados à comunicação bolsonarista, porém, são uma isca para apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcarem num universo desagradável aos olhos da campanha do incumbente, principalmente de seu maior estrategista digital, Carlos Bolsonaro (Republicanos).

Trata-se de uma galeria de arte digital e acervo jornalístico relacionado à família Bolsonaro, como anuncia o próprio site, cujo organizador e dono é mantido sob segredo. Uma busca pelo domínio, porém, revela que o endereço é do empresário Gabriel Baggio Thomaz, dono da Bras Onda, empresa de papelão sediada em Curitiba, no Paraná. 

O site abre com uma imagem de Jair Bolsonaro caracterizado como Adolf Hitler, diante de um pasto verde e ao lado de diversos bois e vacas. Basta rolar um pouco para baixo e inicia-se o compilado de críticas ao presidente. De cara, associa-se o incumbente ao demônio cristão e, em seguida, Carlos Bolsonaro é colocado como um bebê, associado à disseminação de desinformação.

De acordo com o Google Trends, as buscas por "site bolsonaro" no buscador digital dispararam a partir do dia 24 de agosto e permanecem altas até então. No Twitter, usuários da esquerda disparam mensagens levando o link, mas afirmando tratar-se de um endereço para espalhar as ideias do presidente e seu plano de governo.

Ainda nas redes, gerou-se uma onda de críticas e provocações a Carlos Bolsonaro, visto como líder do chamado 'gabinete do ódio'. "Mesmo com tanto dinheiro vivo circulando na 'familicia' Bolsonaro, parece que o Carluxo esqueceu de pagar o boleto do domínio do site do pai", provocou o deputado federal Ivan Valente (PSOL), da bancada de oposição ao Governo Bolsonaro na Câmara.

Apesar das provocações, o site 'bolsonaro.com.br' nunca esteve na lista de endereços registrados pela campanha de Bolsonaro. No Tribunal Superior Eleitoral, candidatos devem registrar quais são suas redes sociais e domínios. Além de redes sociais e app, a candidatura do presidente registrou o blog Família Bolsonaro.

Tags

Autor