CRISTINA KIRCHNER

CASO CRISTINA KIRCHNER: veja o que disse Lula e Bolsonaro sobre prisão de brasileiro

Nessa quinta-feira (1º), a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner sofreu uma tentativa de assassinato em via pública

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 02/09/2022 às 8:39 | Atualizado em 08/09/2022 às 9:00
Notícia
X

Com informações da AFP

Nessa quinta-feira (1º), a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner sofreu uma tentativa de assassinato em via pública. O suspeito, é o brasileiro Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos.

Segundo jornais locais, o homem teria tatuagens de símbolos neonazistas e fazia referências a grupos extremistas nas redes sociais.

O atentado aconteceu no momento em que Cristina chegava em casa em meio a uma multidão de apoiadores, uma semana depois que o Ministério Público pediu sua prisão por suposta corrupção.

A imagem do homem que aponta arma para a cabeça de Kirchner, após a vice-presidente argentina descer de um carro, foi reproduzida por diversos canais de TV.

Brasileiro tenta atirar contra Cristina Kirchner e é preso

O ministro da Defesa, Aníbal Fernández, informou sobre a detenção do homem na noite desta quinta-feira (1º)."Agora a situação tem que ser analisada pelo nosso pessoal da (polícia) Científica para avaliar os rastros e a capacidade e disposição que essa pessoa tinha", disse o ministro.

"Estamos diante de um fato com uma gravidade institucional e humana extrema. Atentaram contra a nossa vice-presidente e a paz social foi alterada", afirmou o presidente da Argentina, Alberto Fernández.

O presidente declarou feriado nacional nesta sexta-feira (2), após o ataque. "Este atentado merece o mais enérgico repúdio de toda a sociedade argentina e de todos os setores políticos".

LULA E BOLSONARO

No Brasil, os principais candidatos na disputa pela presidência do Brasil adoram diferentes posturas sobre a tentativa de assassinato da presidenta da Argentina.

O ex-presidente do Brasil, Lula (PT) repudiou o atentado contra a vice da Argentina. O petista disse que Cristina foi "vítima de um fascista criminoso que não sabe respeitar divergências e a diversidade".

O presidente Jair Bolsonaro (PL), lamentou a tentativa e disse que lhe enviou uma nota.

"Já mandei uma notinha, lamento. Agora, quando eu levei a facada, teve gente que vibrou por aí, né? Lamento, já tem gente botando na minha conta esse problema. O agressor, ainda bem que não sabia mexer com arma. Se soubesse, teria sucesso".

Líderes mundiais fazem repúdio ao ataque contra Cristina Kirchner na Argentina

Vários líderes latino-americanos e o chefe de governo espanhol expressaram sua solidariedade com a vice-presidente argentina Cristina Kirchner depois que um homem a atacou com uma arma de fogo, uma semana depois que a promotoria solicitou sua prisão e desqualificação política por suposta corrupção.

O homem, que foi preso, apontou uma arma para o rosto da ex-presidente (2007-15) a uma distância muito próxima, quando ela chegava a sua casa, onde uma multidão de apoiadores a aguardava. A arma não disparou, apesar de ter sido acionada.

- "Enviamos nossa solidariedade à vice-presidente CFKArgentina, diante do atentado contra sua vida. Repudiamos energicamente essa ação que busca desestabilizar a Paz do povo argentino irmão. A Pátria Grande está contigo companheira! #ForçaArgentina #ForçaCristina". (Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Twitter)

 - "De #Cuba, consternados com a tentativa de assassinato de @CFKArgentina , enviamos toda a nossa solidariedade à vice-presidente, ao governo e ao povo argentinos". (Presidente cubano Miguel Díaz-Canel no Twitter)

 - "A tentativa de assassinato da vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández, merece o repúdio e condenação de todo o continente. Minha solidariedade a ela, ao Governo e ao povo argentino. O caminho sempre será o debate de ideias e o diálogo, nunca as armas ou a violência". (Presidente do Chile, Gabriel Boric, no Twitter)

 - "Toda a minha solidariedade à vice-presidente @CFKArgentina e ao povo argentino. O Governo peruano condena o atentado ocorrido hoje contra sua vida. Repudiamos todo ato de violência". (Presidente do Peru, Pedro Castillo, no Twitter)

 - "Repudiamos enfaticamente o atentado contra a vida da irmã @CFKArgentina, vice-presidente da #Argentina. Do Estado Plurinacional da #Bolívia, enviamos todo nosso apoio a ela, sua família, o governo e o povo argentino.. #TodosComCristina". (Presidente da Bolívia, Luis Arce, no Twitter)

 - "Condenamos a covarde tentativa de magnicídio contra nossa irmã @CFKArgentina. Toda a nossa solidariedade à vice-presidente. A Pátria Grande está contigo irmã. A direita criminosa e servil ao imperialismo não passará. O povo livre e digno da #Argentina a derrotará". (Ex-presidente da Bolívia, Evo Morales (2006-2019), no Twitter)

 - "O que está acontecendo com o mundo! Minha absoluta solidariedade a Cristina". (Ex-presidente do Equador Rafael Correa (2007-2017) no Twitter)

 - "Nenhum ato guiado pelo ódio pode ser tolerado. O que o @CFKArgentina sofreu hoje nunca deveria ser permitido. Minha solidariedade a ela e minha rejeição e condenação deste ato criminoso". (Ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, (2011-2016) no Twitter)

 - "O Governo do México expressa sua rejeição e condenação ao atentado contra a Vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández".

"A mais completa solidariedade do México a Cristina Fernández e ao Governo da República Argentina". (Chanceler do México, Marcelo Ebrard, no Twitter)

 - "Nossa firme condenação do ataque contra a vice-presidente @CFKArgentina. Expressamos solidariedade ao governo e ao povo argentino". (Chanceler de Honduras, Enrique Reina, no Twitter)

 - "Meu carinho e solidariedade, @CFKArgentina. Nossa enérgica condenação a esta tentativa de assassinato e o apoio à vice-presidente Cristina Fernández e a todo o povo argentino. Ódio e violência nunca derrotarão a democracia" (Presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, no Twitter).

Tags

Autor