7 DE SETEMBRO 2022: como será o Dia da Independência no Recife? Haverá atos políticos em Pernambuco?
Estão previstos um desfile cívico-militar na Imbiribeira, um ato político da esquerda no Centro e uma manifestação da direita em Boa Viagem
Após dois anos de pausa, devido à pandemia de covid-19, o Recife voltará a receber o tradicional desfile cívico-militar em homenagem à Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. O evento vai ser realizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife.
Conforme informações repassadas pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), o palanque das autoridades será montado na frente da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A revista da tropa pelo Comandante Militar do Nordeste (CMNE), o General de Exército Richard Fernandez Nunes, iniciará o ato, às 7h30.
"O desfile, propriamente dito, terá início às 8h30 e será aberto pelo Destacamento das Escolas e Entidades, que este ano reunirá 41 centros educacionais e organizações, de diferentes segmentos da sociedade. O desfile das tropas tem início após o citado destacamento, com previsão de início às 09h30, conduzido pelo Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro", explica o CMNE, por nota.
- 7 DE SETEMBRO: Os bancos abrem no Dia da Independência? Confira os horários
- FERIADO 7 DE SETEMBRO: Confira o que vai abrir no comércio da Região Metropolitana do Recife
- MANIFESTAÇÃO 7 DE SETEMBRO 2022: onde Bolsonaro estará no Dia da Independência?
- 7 de setembro é FERIADO? Saiba o que se comemora nesta quarta-feira
- FERIADO DE 7 DE SETEMBRO: trânsito muda no Recife para desfile da Independência. Confira as alterações
Participarão do desfile 320 militares da Marinha, 1.095 do Exército, 320 da Aeronáutica, além de 620 da Polícia Militar e 180 do Corpo de Bombeiros. Ao fim da passagem dos grupamentos a pé, será iniciado o desfile motorizado, com 120 viaturas militares e 41 veículos civis, bem como 45 conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso.
Vale ressaltar que já a partir das 5h da quarta, a Mascarenhas de Moraes estará bloqueada para o fluxo de carros entre o viaduto do Aeroporto do Recife e a a Rua Arquiteto Fernando Almeida. A circulação de veículos será restabelecida nesse trecho a partir das 11h.
Atos políticos
No dia 7, também estão previstos atos políticos na capital pernambucana, tanto ligados à esquerda quanto à direita. Com o tema "Brasil: 200 anos de (in)dependência. Para quem?", será realizada 28ª edição do Grito do Excluídos.
A concentração está marcada para as 8h, no Parque Treze de Maio, área central do Recife, em frente à Faculdade de Direito. "Tá chegando o dia da gente gritar mais alto, juntos e juntas, por um país justo e democrático! Nesta quarta feira, 7 de setembro, queremos você com a gente", diz publicação no perfil da CUT-PE, no Facebook.
Grupos como o Endireita Recife, por sua vez, planejam um ato com o tema "Pela nossa liberdade" na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul. A concentração está marcada para as 14h, na frente da Padaria Boa Viagem.
Ver essa foto no Instagram
Candidato a governador apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Anderson Ferreira (PL) convocou os pernambucanos neste fim de semana a participar da mobilização.
"Não temos dúvidas de que vai ser mais um ato histórico em defesa da pátria e da liberdade. Vamos às ruas caminhar ao lado do povo para defender nossas bandeiras e nossos princípios", observou o ex-prefeito de Jaboatão.