Bolsonaro avalia ir ao sepultamento da rainha Elizabeth II
Presidente, que ainda não chegou a ser convidado formalmente, deve buscar prestígio internacional, tendo ainda na agenda a Assembleia Geral da ONU
O presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser um dos chefes de estado que estará presente na cerimônia de sepultamento da rainha Elizabeth II, marcada para o dia 19 de setembro. Embora a agenda ainda não esteja confirmada, o próprio presidente admitiu que poderá estar presente. Ao ser informado da morte da monarca, aos 96 anos, o governo brasileiro decretou luto oficial de três dias.
- PESQUISA PARA PRESIDENTE: Datafolha aponta candidato disparado entre beneficiários do Auxílio Brasil. Confira se é Lula ou Bolsonaro
- Bolsonaro é proibido de usar imagens do 7 de setembro na campanha; saiba o motivo
- BOLSONARO EM PERNAMBUCO: presidente Jair Bolsonaro fará motociata no Estado em setembro; confira detalhes
"De acordo com o horário e dia, pode ser que eu vá", afirmou, nesse sábado (10), o presidente ao ser questionado sobre a presença na cerimônia.
Ao jornal Folha de São Paulo, interlocutores do governo admitem que que a propensão é maior pela ida do presidente ao Reino Unido, inclusive com o Itamaraty já preparando a viagem, que ainda precisa de um convite formal da monarquia inglesa.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a ideia é de que o presidente brasileiro busque o prestígio internacional na reta final da campanha à reeleição. Além da solenidade no Reino Unido, Bolsonaro ainda tem na agenda participação na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no dia 20 de setembro.
Sepultamento da rainha Elizabeth II
Os preparativos para o funeral de Elizabet II começaram neste domingo (11) e seguem até o próximo dia 19. Na data, o caixão vai para a Abadia de Westminster, onde acontecerá o funeral de Estado. Além da Família Real, estarão presentes líderes políticos do mundo inteiro. Na sequência, o destino será o Castelo de Windsor, onde o corpo vai ser enterrado.