PESQUISA ELEITORAL
PESQUISA ELEITORAL LULA BOLSONARO: veja nova pesquisa BTG para presidente 2022
Nova pesquisa do Instituto FSB para presidente da República, encomendada pelo banco BTG Pactual, foi divulgada nesta segunda-feira (12)
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 12/09/2022 às 16:51
| Atualizado em 12/09/2022 às 17:31
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Nova pesquisa do Instituto FSB para presidente da República, encomendada pelo banco BTG Pactual, foi divulgada nesta segunda-feira (12).
O levantamento aponta na versão estimulada o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto contra 35% do atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 35%.
O que é pesquisa estimulada?
Com relação à pesquisa anterior, de 5 de setembro, Lula recuou 1 ponto porcentual (pp) para baixo, e Bolsonaro também um ponto para cima.
No cenário espontâneo, Lula também caiu um ponto, de 40% para 39%, enquanto no mesmo intervalo Bolsonaro se manteve em 33%.
Ainda no cenário estimulado, Ciro Gomes (PDT) ficou com 9% das intenções de voto (de 8% na anterior), Simone Tebet (MDB) com 7% (de 6% antes), e Luiz Felipe D'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) tiveram 1% cada das respostas. Brancos e nulos somaram 2%, não sabem ou não responderam foram 1%.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 51% a 38%, ante 53% a 40% na pesquisa de 5 de setembro.
Lula venceria Ciro por 46% a 35% e Simone por 48% a 34%.
Ciro bateria Bolsonaro por 50% a 38%. E
Em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Simone, a senadora venceria por 48% a 40%.
A pesquisa foi feita entre 9 e 11 de setembro, com 2 mil eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2 pp e está registrada no TSE sob o número BR-06321/2022.