ÚLTIMA PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022: quem está na frente é Lula ou Bolsonaro? Veja pesquisa Genial/Quaest de hoje
Nova pesquisa Genial/Quaest para presidente foi divulgada nesta quarta-feira (14)
Da Estadão Conteúdo
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (14) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42% das intenções de voto, ante 34% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em relação à rodada anterior do levantamento, divulgada em 7 de setembro, o candidato do PT oscilou 2 pontos para baixo, enquanto o chefe do Executivo se manteve no mesmo patamar.
Ciro Gomes (PDT) tem 7% da preferência; Simone Tebet (MDB), 4%. Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% cada. Outros candidatos não pontuaram.
Simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro
Na simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o candidato do PT vence por 48% a 40%.
O presidente oscilou um ponto para cima em comparação com a rodada anterior, enquanto Lula caiu 3 pontos.
O levantamento mostra ainda que 35% dos eleitores de Simone Tebet defendem que a candidata apoie Jair Bolsonaro caso não chegue ao segundo turno.
Entre os eleitores de Ciro Gomes, é maior a parcela que acredita que o apoio do candidato deve ir para Lula, 51%.
A Quaest consultou 2 mil eleitores presencialmente entre 11 e 13 de setembro.
A sondagem foi contratada pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-03420/2022
Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste
Na região, não observa-se variações significativas para o primeiro turno, mas num eventual segundo turno, Lula (PT) conseguiu ampliar sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com os dados do Agregador de Pesquisas JC, Lula tem 57,9% de intenção de voto no Nordeste. Enquanto isso, Bolsonaro tem 22,44%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,19% e Simone Tebet (MDB) conta com 3,28%. Brancos e nulos somam 1,8%.
Num segundo turno, Lula conseguiu aumentar sua vantagem sobre Bolsonaro. Desde o início de setembro, o petista vem oscilando positivamente, indo de 62% no dia 1 para 64,8% no dia 12. Trata-se de um crescimento de 2,8 pontos percentuais. O atual mandatário tem 27,4%, enquanto brancos e nulos somam 5,6%.
O cientista político Antônio Lavareda, em tempo, analisou os números apresentados pelo Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer. Confira: