PESQUISA DATAFOLHA PARA PRESIDENTE: Números gerais e recortes por gênero, religião, renda e região. Tudo sobre a pesquisa eleitoral
Pesquisa eleitoral Datafolha para presidente continua mostrando a polarização entre Lula e Bolsonaro
Em nova pesquisa Datafolha para presidente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto com com 45% da preferência. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda posição com 33%.
O número do petista é o mesmo da pesquisa eleitoral Datafolha anterior, divulgada no dia 9 de setembro, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo. A vantagem numérica a favor de Lula agora é de 12 pontos porcentuais.
Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, enquanto Simone Tebet (MDB) tem 5%. Os outros candidatos não chegam a 2% na pesquisa Datafolha.
Brancos e nulos somam 4%. Indecisos equivalem a 2% entre os eleitores abordados.
A pesquisa Datafolha ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04099/2022.
PESQUISA DATAFOLHA ENTRE HOMENS E MULHERES
No recorte de gênero da pesquisa Datafolha para presidente, Lula leva a melhor sobre Bolsonaro entre as mulheres, com 46% x 29%.
Entre os homens, Lula segue liderando na Datafolha sobre Bolsonaro, mas a distância entre os candidatos à Presidência é menor: 44% x 37%.
PESQUISA DATAFOLHA POR RENDA
O recorte da pesquisa Datafolha que divide os eleitores por faixa de renda tem vantagem de Lula entre os mais pobres e Bolsonaro entre os mais ricos.
Na faixa até dois salários mínimos, Lula vence Bolsonaro por 52% a 27%. Na fixa entre 2 e 5 salários mínimos, a vantagem de Lula é de 40% contra 39% de Bolsonaro. Nesta feixa, houve uma reviravolta. Até a última pesquisa, Bolsonaro ganhava 41% a 37%.
Na faixa entre 5 e 10 salários mínimos, Bolsonaro lidera sobre Lula com 40% a 35%. Por fim, na faixa acima de 10 salários, Bolsonaro tem 41% ante 32% de Lula.
PESQUISA DATAFOLHA ENTRE CATÓLICOS E EVANGÉLICOS
A pesquisa Datafolha para presidente traz ainda recorte por religião, abordando católicos e evangélicos.
Entre os eleitores católicos abordados pelo Datafolha, Lula tem 51%, enquanto Bolsonaro aparece com 28%.
Entre os evangélicos, a ordem se inverte. É Bolsonaro quem tem vantagem. O presidente aparece com 49%, contra 32% de Lula.
PESQUISA DATAFOLHA POR REGIÃO DO PAÍS
Também há recortes por região na pesquisa Datafolha. No Nordeste, Lula vence Bolsonaro com 59% x 22%. No Norte, Lula tem 41% x 40% de Bolsonaro. No Sudeste, Lula na frente com 43% a 34%.
Já no Sul, Bolsonaro está na frente de Lula com 42% a 34%. No Centro-Oeste, Bolsonaro tem menor margem sobre Lula: 40% a 38%.