Minha foto não aparece no e-Título, e agora? Saiba como votar nas eleições 2024

Alguns eleitores verificam as pendências para votar e se deparam com a ausência de foto no aplicativo da Justiça eleitoral. Saiba o que fazer

Publicado em 01/10/2022 às 15:33 | Atualizado em 01/10/2024 às 21:02

Na véspera das eleições 2024, os eleitores verificam as últimas pendências para votar no domingo (6). De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 153 milhões de pessoas vão às urnas no Brasil para votar para os cargos de prefeito e vereador.

Uma situação que vem preocupando algumas pessoas é que, ao entrar no e-Título - aplicativo de celular que disponibiliza o título de eleitor digital - a foto não aparece.

O e-Título, título de eleitor digital, substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral.

No entanto, segundo o TSE, o e-Título só será aceito se estiver atualizado e com foto.

Para obter o título de eleitor digital, é necessário já estar registrado na Justiça Eleitoral. Basta baixar o aplicativo e-Título nas plataformas iOS e Android para emitir o título digital.

Vale lembrar que o e-Título não poderá ser emitido nos dias de votação (6 e 27 de outubro). Por isso, é preciso fazer esse processo antes.

Minha foto não aparece no e-Título, e agora?

Se você já tem registro na Justiça Eleitoral, baixou o aplicativo, emitiu o e-Título mas o documento aparece sem foto, não será possível apresentá-lo como documento para a votação.

Isso porque a Justiça Eleitoral exige a apresentação de documento com foto. Você poderá votar normalmente, desde que apresente um dos documentos aceitos.

Veja abaixo a lista de documentos abaixo:

  • Carteira de identidade;
  • Identidade social (para pessoas trans e travestis);
  • Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira Nacional de Habilitação.

A apresentação do título de eleitor em papel não é necessária, e quem levá-lo também precisará apresentar um dos documentos com foto mencionados acima.

ELEIÇÕES: tudo o que você precisa saber antes de votar

Como resolver a falta de foto no e-Título?

A Justiça Eleitoral aponta que se o aplicativo não está mostrando a foto, os problemas podem ser os seguintes:

Falta da conferência biométrica

Se o eleitor compareceu ao cartório eleitoral, teve as digitais coletadas e a foto tirada pelo atendente, aparecerá uma mensagem no aplicativo para conferência biométrica facial, no próprio e-Título.

Se o procedimento não tiver sido concluído, uma nova mensagem aparecerá para que o eleitor tente fazer a validação novamente. Após a conclusão, a foto deverá aparecer no e-Título.

Eleitor não coletou biometria

Caso o eleitor tenha tirado o título antes da Justiça Eleitoral coletar a biometria ou em algum período no qual não foi necessário ir ao cartório (como na pandemia da covid-19), é necessário comparecer ao cartório eleitoral para coletar as digitais e a foto.

Depois do eleitor fazer esse processo e baixar o e-Título pela primeira vez, o aplicativo perguntará se o cidadão quer fazer a conferência da biometria facial. Após realizar a conferência, a foto aparecerá.

Se o aplicativo já tiver instalado e o usuário estiver logado, será necessário clicar em "Mais opções" e apagar os dados do e-Título. Após inseri-los novamente, o app pedirá a conferência biométrica facial.

Já seguiu os passos acima e a foto ainda não aparece?

Caso o eleitor faça a conferência biométrica facial e ainda assim a foto não apareça no e-Título, é necessário entrar em contato com a Ouvidoria do TRE do estado ou do TSE.

ELEIÇÕES: Qual é o valor do salário de um prefeito?

Tags

Autor