ELEIÇÕES 2022

ELEIÇÕES 2022: Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo? Confira

Muitos eleitores não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, que teve taxa de abstenção de 23,15%. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 03/10/2022 às 13:49
Notícia
X

Muitos eleitores não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, realizado neste domingo (2). A taxa de abstenção foi de 23,15%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com isso, muitos dos que não votaram estão se perguntando se poderão votar no segundo turno, que será realizado em 30 de outubro.

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

Eleitoras e eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022 podem e devem votar no segundo turno, em 30 de outubro, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Cada turno de votação é uma eleição independente e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno, informa o TSE.

Além da escolha do próximo presidente da República, as eleitoras e os eleitores elegerão governadores de 12 estados.

Quem faltou primeiro turno precisa justificar ausência

Antonio Augusto/TSE
Urna eletrônica - Antonio Augusto/TSE

Apesar da liberdade de votar no segundo turno, o eleitor que não compareceu no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência no prazo de 60 dias.

A mesma regra vale para o cidadão que não votar no segundo turno. Ou seja, quem não comparecer às urnas nos dois turnos, deverá apresentar duas justificativas à Justiça Eleitoral.

De qualquer forma, o eleitor que ainda não tiver justificado sua ausência no primeiro turno não está impedido de votar no segundo turno.

A justificativa pode ser feita das seguintes formas:

  • Aplicativo e-Título, que pode ser baixado nas plataformas Android e iOS
  • Sistema Justifica, que pode ser acessado nos Portais da Justiça Eleitoral
  • Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) - formato PDF.

Tags

Autor