Cidade do Sertão de Pernambuco deu maior vitória a Lula no Estado e terceira maior em todo o País. Saiba qual
As maiores votações de Lula no Brasil aconteceram em duas cidades do Piauí e uma de Pernambuco. No primeiro turno, candidato do PT venceu em todos os estados nordestinos
Na pequena cidade de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, não existe polarização entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). No domingo (2), dia do 1º turno da eleição, o vermelho dominava nas roupas das pessoas e nas fachadas das casas.
Em Carnaubeira da Penha quase todo o eleitorado é Lula. A cidade garantiu ao ex-presidente sua maior vitória proporcional em Pernambuco, com 91,26% da preferência e o terceiro melhor resultado entre os 5.568 municípios do País. As cidades onde ele teve maior votação também foram no Nordeste: em Guaribas, no Piauí, com 92,14% e em Fortuna do Piauí, com 91,44%.
Enquanto Lula teve 7.994 votos, Bolsonaro alcançou apenas 615, o equivalente a 7,02% do total válido. A vitória de Lula deverá se repetir no segundo turno. Apesar do forte apoio ao ex-presidente, a população não deu preferência a Danilo Cabral (PSB), candidato do petista no Estado.
A vitória para o governo do Estado na cidade foi de Marília Arraes (Solidariedade), com 45,18% dos votos, seguido por Miguel Coelho (União Brasil), que tem presença forte no Sertão e conquistou 24,82% dos votos.
Para o Senado, a escolhida foi a candidata apoiada por Lula, Teresa Leitão, com 45,10% dos votos. Já Gilson Machado, apoiado por Bolsonaro, ficou apenas em quarto lugar, com 6,64%.
Cidade que deu vitória a Lula tem alto índice de extrema pobreza
Carnaubeira da Penha é uma cidade jovem. Distrito do município de Floresta durante anos, foi emancipada em 1991. Tem uma população estimada pelo IBGE em 13.117 habitantes. A economia vive do comércio e da administração pública.
Localizada no conhecido Polígono da Maconha, no Sertão de Itaparica, a Polícia Federal está sempre fazendo apreensões no município. A cidade também abriga o povo indígena Atikum-Umã, que mantém uma população importante, em comparação ao número de habitantes da cidade
Em Pernambuco, enquanto metade da população vive na pobreza e na extrema pobreza, em Carnaubeira da Penha esse percentual aumenta para 70%. No 2º turno das eleições, no próximo dia 30, o povo carnaubeirense deve escolher Lula mais uma vez, de olho nas propostas de reduzir a fome e a pobreza.