ELEIÇÕES 2022

MDB e Simone Tebet apoiam Lula ou Bolsonaro? Veja decisão do partido e candidata para segundo turno

Saiba como Simone Tebet e o MDB se posicionam sobre o segundo turno da eleição para a Presidência da República

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 04/10/2022 às 16:56
Notícia
X

De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do O Globo, o MDB vai liberar seus diretórios estaduais para declarar apoio a Lula (PT) ou Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição para a Presidência da República. Candidata derrotada, Simone Tebet (MDB) deve anunciar em breve apoio ao petista.

Sabe-se que as executivas estaduais do Nordeste faziam pressão para apoio a Lula. Durante a pré-campanha, chegaram a se movimentar para que a legenda não lançasse candidatura própria. Enquanto isso, a ala "bolsonarista" do partido se concentra no eixo Sul-Sudeste.

Segundo a Folha de São Paulo, Tebet já comunicou sua decisão a favor de Lula, em caráter irreversível. Agora, correligionários ligados a Bolsonaro estariam pressionando a ex-candidata para que o apoio aconteça de maneira contida, de forma a deixar claro que o apoio é pessoal, e não da legenda.

PEDRO GUERREIRO/AG. PARÁ
Helder Barbalho (MDB), governador do Pará - PEDRO GUERREIRO/AG. PARÁ

A ala "lulista" do MDB tem como expoente Helder Barbalho, governador reeleito do Pará. "Eu defendo que o MDB se posicione. O MDB não tem o direto de ficar omisso numa eleição nesse patamar. Ficar neutro nesse caso é se omitir", afirmou.

Simone Tebet, em tempo, ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição para a Presidência da República. A senadora emedebistata teve 4,16% dos votos, ficando na frente de Ciro Gomes (PDT), que terminou a apuração com 3,04%.

Tags

Autor