Eleições 2022

Após derrota, Danilo Cabral conversa com Lula e garante que decisão do PSB no segundo turno será para garantir a eleição do petista

Danilo Cabral afirmou que é preciso "trabalhar fortemente" para que Lula tenha uma votação "expressiva" em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 04/10/2022 às 17:20 | Atualizado em 04/10/2022 às 18:51
Notícia
X

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) conversou com o ex-presidente Lula (PT) sobre o resultado das eleições em Pernambuco. O parlamentar socialista ficou em quarto lugar na disputa com 18,06% dos votos.

“Lula agradeceu o apoio que teve aqui em Pernambuco do nosso palanque. A nossa preocupação é com o segundo turno. O resultado da eleição reforça a importância de a gente ampliar a base de apoio dele, principalmente  aqui no Nordeste, mesmo sendo a região que garantiu a vitória dele”, afirmou Danilo Cabral ao Jornal do Commercio.

Lula teve 65,27% dos votos válidos em Pernambuco, uma diferença de quase dois milhões de votos em relação a Bolsonaro. “Apesar desse resultado, vimos o crescimento do bolsonarismo, e, inclusive, com a eleição de uma bancada mais conservadora. Então, temos que trabalhar fortemente para alcançarmos uma votação expressiva no nosso estado”, destacou. 

O posicionamento do PSB no segundo turno, se a agremiação poderá apoiar Raquel Lyra (PSDB) ou Marília Arraes (SD), também foi conversado com o líder petista, por telefone, nessa segunda-feira (3).

Segundo Danilo Cabral, a decisão será tomada com base “no que for melhor para a eleição” dele neste momento. “Nossa decisão terá por base garantir a eleição de Lula”, cravou o socialista, sem direcionar qual palanque se encaixaria melhor dentro dessa perspectiva.

Entre hoje e amanhã, o processo de diálogo com o conjunto de partidos que integram a Frente Popular de Pernambuco, além dos prefeitos e lideranças que estiveram na base política do partido, nestas eleições, será intensificado. Espera-se que haja um pronunciamento oficial até esta sexta-feira (7), data que inicia a exibição do programa eleitoral. 

Raquel Lyra x Marília Arraes

Com o avanço das conversas entre o PT e o PSDB, na busca por um entendimento favorável à candidatura de Lula, passando pelos estados do Rio Grande Sul, Pernambuco e Paraíba, a ala dos socialistas e aliados que defendem o apoio à ex-prefeita de Raquel Lyra ganha ainda mais corpo.

A Executiva Nacional do PSDB já anunciou, nesta terça-feira (4), que decidiu liberar os diretórios estaduais e filiados no 2° turno das eleições presidenciais

Existe uma leitura de que a candidata do PSDB teria mais ganhos que perdas, caso houvesse uma sinalização de apoio a Lula, porque poderia trazer um posicionamento neutro do petista em Pernambuco, neste segundo turno. 

Com esse movimento do líder petista, a candidatura de Marília Arraes (SD), que conta com a proximidade de Lula nessa fase da eleição, poderia entrar no processo de desidratação política. A deputada federal também já deixou claro que não pretende "se juntar ao PSB" mesmo que seja para pedir votos para Lula. 

Essa avaliação conta também com a resistência de petistas em votar na ex-correligionária diante de todo desgaste interno que ocorreu até a sua saída, quando Marília Arraes foi indicada pelo partido para a vaga do Senado na Frente Popular, mas acabou saindo da sigla para ser candidata ao Governo pelo Solidariedade.

Dessa forma, se o PT local também adotar um posicionamento independente poderia facilitar a mediação a favor de Raquel Lyra. O senador Humberto Costa (PT), que é um coordenadores da campanha de Lula, afirmou que vai esperar a orientação da Executiva Nacional sobre qual será o posicionamento do PT no Estado. 

 

Tags

Autor