ELEIÇÕES 2022

RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2022 SÃO PAULO: Quem ganhou em SP, HADDAD ou Tarcísio? Veja quem foi eleito governador de SÃO PAULO

FERNANDO HADDAD (PT) e TARCÍSIO DE FREITAS (REPUBLICANOS) disputaram o segundo para governador de São Paulo nas Eleições 20022

Imagem do autor
Cadastrado por

Rafael Carvalheira

Publicado em 30/10/2022 às 17:00 | Atualizado em 30/10/2022 às 22:38
Notícia
X

Fernando HADDAD (PT) e Tarcísio de FREITAS (Republicanos) disputaram o segundo turno das eleições para governador de São Paulo.

Haddad era o candidato de Lula nas eleições 2022, enquanto Tarcísio é aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito.

O vencedor entre Haddad e Tarcísio para governador de São Paulo foi conhecido após a apuração de todas as urnas. A votação foi encerrada às 17h de Brasília. O resultado oficial foi anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

QUEM É TARCÍSIO?

Já Tarcísio de Freitas é engenheiro e militar da reserva. Foi ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro, até o primeiro semestre deste ano, quando deixou o cargo para virar candidato a governador de São Paulo.

Tarcísio terminou o primeiro turno das eleições 2022 com 42,3% dos votos válidos, um total de 9,8 milhões de votos. Nas pesquisas, ele aparecia equilibrado com o governador Rodrigo Garcia (PSDB) pelo segundo lugar. Mas na votação real terminou em primeiro, com ampla vantagem.

TARCÍSIO DE FREITAS é ELEITO GOVERNADOR de SÃO PAULO

O QUE FAZ UM GOVERNADOR

O governador administra um estado, com mandato de quatro anos. Faz o controle das finanças e determina o direcionamento dos investimentos dos recursos, principalmente em segurança pública, educação e saúde.

EXIGÊNCIAS PARA SER GOVERNADOR

Uma pessoa só pode ser governador se:

  • tiver no mínimo 30 anos;
  • estiver filiado a algum partido político há, pelo menos, seis meses antes da eleição;
  • tiver nacionalidade brasileira;
  • estiver em pleno exercício dos seus direitos políticos;
  • residir no estado em que está concorrendo ao cargo há, pelo menos, um ano antes da eleição.

Tags

Autor