ELEIÇÕES 2022
ÚLTIMA PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022: veja números de Lula e Bolsonaro na nova pesquisa Atlas
Instituto mostra estreitamento da diferença pró-Lula nas intenções de voto para o segundo turno da eleição
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O Instituto AtlasIntel em sua primeira pesquisa para o segundo turno da eleição presidencial, registrou uma diferença menor entre Lula e Bolsonaro, em relação ao que já foi divulgado por outros institutos.
Segundo o site UOL, citando conteúdo da agência Reuteurs, o Instituto AtlasIntel divulgou nesta quinta-feira, resultados de uma amostragem que aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51,1% das intenções de voto contra 46,5% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com a pesquisa, indecisos e intenção de votar em branco ou nulo representam 2,4%. A pesquisa foi feita com 4.500 pessoas pela internet, em 1.483 municípios, entre os dias 8 e 12 de outubro. A margem de erro declarada é de 1%.
Nos votos válidos, diferença pró-Lula aparece na pesquisa como sendo menor do que resultado do primeiro turno
Considerando apenas votos válidos, que não contam os brancos e nulos e os indecisos, Lula aparece na pesquisa da Atlas/Intel com 52,4% das intenções de voto, contra 47,6% de Bolsonaro. No primeiro turno das eleições, realizado dia 2 de outubro último, Lula ficou à frente de Bolsonaro com 48,43% dos votos válidos, contra 43,20%.
Os institutos de pesquisa têm sido alvo de críticas por parte do atual presidente e aliados. O motivo seria a diferença entre os números estimados nas pesquisas de primeiro turno e o resultado final do primeiro turno. Alguns institutos apresentaram diferença de até 14 pontos percentuais em favor de Lula, quando a diferença entre Lula e Bolsonaro, depois de todas as urnas apuradas, ficou em 5,2%.