PESQUISA ELEITORAL HOJE, 18/10: Novos números da disputa entre Bolsonaro e Lula à Presidência
A pesquisa também mostra o desempenho dos candidatos no primeiro debate presidencial realizado pela Band no dia 16 de outubro
A nova pesquisa realizada pelo Ipespe em parceria com a Abrapel, para as eleições presidenciais no segundo turno, foi divulgada nesta terça-feira (18). O levantamento mostrou como está a corrida eleitoral entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o levantamento do Ipespe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% das intenções de votos. O presidente Bolsonaro (PL) aparece com 43%. Os números são da pesquisa estimulada.
Brancos e Nulos somaram 6%. Não sabe ou não respondeu, 2%.
Na pesquisa espontânea, quando não é citado o nome dos candidatos, Lula marca 46%; Bolsonaro, 42%.
Votos válidos na pesquisa Ipespe:
Excluindo-se os votos brancos e nulos, na soma dos votos válidos, Lula aparece com 53% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsoanro aparece com 47%.
Na última pesquisa do Ipespe/Abrapel, o ex-presidente Lula estava na liderança, com 54% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro havia alcançado 46%.
- PESQUISA GOVERNADOR PARAÍBA: Confira novas intenções de voto para João Azevêdo e Pedro Cunha Lima
- PESQUISA GOVERNADOR ALAGOAS: Confira NOVAS intenções de voto para Paulo Dantas e Rodrigo Cunha na disputa pelo GOVERNO de AL
- PESQUISA PRESIDENTE: rejeição de BOLSONARO e LULA se aproxima
- PESQUISA LULA X BOLSONARO: veja os números do IPESPE HOJE,18/10
O levantamento também trouxe um recorte sobre o desempenho que os candidatos tiveram no primeiro debate do segundo turno, realizado pela Band no último domingo (16). No questionamento sobre qual candidato se saiu melhor no debate, feito somente para quem assistiu ou ouviu falar do programa, 42% dos entrevistados consideraram que Bolsonaro teria se saído melhor.
Já o desempenho do ex-presidente Lula foi considerado melhor por 41%. Nenhum dos dois, correspondeu a 10%; e não sabe ou não respondeu, somaram 7%.
O Ipespe entrevistou por ligações telefônicas 1100 eleitores entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e seu índice de confiança é de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06307/2022.