Eleições 2022

APURAÇÃO ELEIÇÕES 2022 GOVERNADOR BAHIA: ACM NETO ou JERÔNIMO? Veja quem é o novo GOVERNADOR DA BAHIA

ACM NETO (UNIÃO BRASIL) e JERÔNIMO (PT) disputaram o segundo turno para governador da BAHIA nas eleições 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Rafael Carvalheira

Publicado em 30/10/2022 às 17:00 | Atualizado em 30/10/2022 às 19:45
X

ACM NETO (UNIÃO BRASIL) e JERÔNIMO (PT) foram os adversários no segundo turno das eleições para GOVERNADOR DA BAHIA. ACM NETO atualmente está sem cargo e disputa pela oposição. JERÔNIMO é do PT e candidato do atual governador da Bahia, RUI COSTA (PT).

A votação foi encerrada às 17h de Brasília. Com 97,52% das seções totalizadas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), JERÔNIMO (PSB) está eleito, com 4.363.208 votos, o equivalente a 52,57% da votação.

QUEM É ACM NETO

ACM NETO, 43 anos, é herdeiro de um dos políticos mais importantes do País até o início dos anos 2000, Antônio Carlos Magalhães, que governou a BAHIA por três vezes. Também foi presidente do Senado, além de prefeito de Salvador.

ACM NETO teve como passagem mais destacada na política ser eleito e reeleito prefeito de Salvador, com altos índices de aprovação na capital da BAHIA.

No primeiro turno das eleições 2022, ACM NETO terminou 49,3% dos votos na BAHIA, ocupando a primeira colocação.

QUEM É JERÔNIMO

JERÔNIMO, 57 anos, é engenheiro agrônomo de formação. O petista é também professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuou como secretário estadual de Educação no governo da Bahia. Também integrou o primeiro governo Dilma Rousseff (PT).

JERÔNIMO terminou o primeiro turno com 40,9% dos votos. Foi o segundo colocado. A votação é uma surpresa, já que ele não era tão conhecido na BAHIA.

O QUE FAZ UM GOVERNADOR

O governador administra um estado, com mandato de quatro anos. Faz o controle das finanças e determina o direcionamento dos investimentos dos recursos, principalmente em segurança pública, educação e saúde.

CRITÉRIOS PARA SE TORNAR GOVERNADOR

Uma pessoa só pode ser governador se:

  • tiver no mínimo 30 anos;
  • estiver filiado a algum partido político há, pelo menos, seis meses antes da eleição;
  • tiver nacionalidade brasileira;
  • estiver em pleno exercício dos seus direitos políticos;
  • residir no estado em que está concorrendo ao cargo há, pelo menos, um ano antes da eleição.

Tags

Autor