É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A última rodada da pesquisa eleitoral CNT/MDA, divulgada neste sábado (29), a um dia do segundo turno para presidente, mostra empate técnico entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.
O ex-presidente Lula aparece com 51,1% dos votos válidos (quando são excluídos brancos, nulos e indecisos). Já o presidente Bolsonaro tem 48,9%. Lula teve uma queda (tinha 53,5%). Enquanto Bolsonaro subiu um pouco (tinha 46,5%).
Na intenção de voto estimulada, ou seja, quando o nome dos candidatos é colocado para os entrevistados, Lula tem 46,9% das intenções de voto. Já o presidente Bolsonaro tem 44,9%.
Na intenção de voto espontânea, quando o nome do candidato não é dito, Lula está com 45,5% das intenções de voto e Bolsonaro aparece com 44,1%.
Brancos e nulos são 5,6% e 2,6% não sabem ou não responderam.
Votos válidos (quando são excluídos brancos, nulos e indecisos)
O instituto entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01820/2022.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012