LULA ELEITO: Líderes mundiais parabenizam Lula por vitória sobre Bolsonaro
Líderes mundiais parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória nas eleições 2022 para a Presidência da República
Com AFP e Estadão Conteúdo
Líderes mundiais parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória nas eleições 2022 para a Presidência da República.
O petista obteve 60.284.640 de votos (50,90% do total), ante 58.155.292 de votos recebidos pelo candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) (49,10% do total), com 99,90% das urnas apuradas.
Veja o que líderes mundiais disseram sobre a vitória de Lula
Joe Biden - presidente dos Estados Unidos
"Envio meus cumprimentos a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil depois de eleições livres, justas e confiáveis", destacou Biden na nota.
"Espero que trabalhemos juntos para continuar com a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos", acrescentou.
António Costa - primeiro-ministro de Portugal
"Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente @LulaOficial pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais", escreveu Costa em seu perfil no Twitter
Pedro Sánchez - primeiro-ministro da Espanha
"Parabéns, Lula, pela vitória nesta eleição na que o Brasil decidiu torcer pelo progresso e a esperança", escreveu. Sánchez disse que os dois irão trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas. "Seu sucesso vai ser do povo brasileiro. #BrasilDaEsperança".
Justin Trudeau - primeiro-ministro do Canadá
"Estou ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas como proteger o meio ambiente", publicou Trudeau no Twitter.
Alberto Fernándes - presidente da Argentina
"Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos", disse Fernándes no Twitter.
Luis Alberto Arce - presidente da Bolívia
"Sua vitória fortalece a democracia e a integração latinoamericana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social", publicou Arce no Twitter.
Gabriel Boric - presidente do Chile
"Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar para um Mercosul moderno e aberto para o mundo. Assim que esperamos continuar e melhorar as muito boas relações bilaterais", disse no Twitter.
Gustavo Petro - presidente da Colômbia
"Celebramos a vitória do povo brasileiro, que, neste 30 de outubro, elegeram @LulaOficial como seu novo Presidente. Vida longa aos povos decididos a serem livres, soberanos e independentes! Hoje, no Brasil, venceu a democracia. Parabéns, Lula! Um Grande Abraço", escreveu no Twitter.
Emmanuel Macron - presidente da França
"Venceu Lula, bendito seja o povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo", publicou no Twitter.
Andrés Manuel López Obrador - presidente do México
"O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, ao companheiro @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Seu triunfo é fundamental para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Pátria Grande", disse no Twitter.
Nicolás Maduro - presidente da Venezuela
"Te abraçamos irmão Presidente Lula", publicou no Twitter