TSE

PL pede anulação de votos nas eleições 2022; Moraes dá 24 horas para partido incluir dados do 1º turno em ação

Em petição enviada à Corte eleitoral nesta terça-feira (22), o PL aponta supostas inconsistências e pede que sejam tomadas medidas "práticas e jurídicas" apenas em relação ao resultado do segundo turno

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 22/11/2022 às 18:19 | Atualizado em 25/11/2022 às 10:03
Notícia
X

Da Estadão Conteúdo 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, pediu que o PL inclua no pedido de invalidação de urnas eletrônicas o questionamento ao resultado do primeiro turno das eleições 2022.

Em petição enviada à Corte eleitoral nesta terça-feira (22), o partido aponta supostas inconsistências e pede que sejam tomadas medidas "práticas e jurídicas" apenas em relação ao resultado do segundo turno.

"As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas", determinou Moraes.

Veja pronunciamento de Valdemar Costa Neto sobre ação no TSE 

O PL entrou com ação no TSE pedindo que sejam desconsiderados os votos de 279 mil urnas, sob o argumento de que os modelos são anteriores a 2020 e têm o mesmo número de patrimônio.

O partido alega que isso impediria a fiscalização dos equipamentos. Essas urnas, porém, já foram usadas nas eleições de 2018.

Desde o ano passado, Bolsonaro põe em dúvida o sistema eleitoral, mas nunca apresentou provas do que diz.

Recentemente, auditoria feita pelas Forças Armadas mostraram a lisura das eleições. Nos bastidores, porém, o presidente continua dizendo que é vítima de uma "armação" da Justiça Eleitoral.

Tags

Autor