MINISTÉRIOS

MINISTROS DE LULA: com PSB pleiteando ministério, João Campos parabeniza escolhas anunciadas por Lula

João Campos e outros representantes do PSB estiveram com Lula, em Brasília, para manifestar a preferência por Márcio França no Ministério das Cidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 09/12/2022 às 16:16 | Atualizado em 09/12/2022 às 16:20
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), que também é um dos integrantes da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), utilizou as redes sociais para parabenizar os novos ministros anunciados nesta sexta-feira (9).

"Dos cinco primeiros ministros anunciados pelo presidente eleito Lula, três são nordestinos. Quero parabenizar a todos, especialmente o amigo pernambucano José Múcio Monteiro e o meu amigo e colega de partido Flávio Dino", escreveu João Campos em seu Twitter

Os nomes anunciados por Lula são: o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a Casa Civil; o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para o comando da Fazenda; o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, para a Defesa; o senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino (PSB), para o Ministério da Justiça; e o ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, para assumir a pasta de Relações Exteriores. 

Os demais ministros serão anunciados na próxima semana, após a cerimônia de diplomação de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que deverá ocorrer no dia 12 de dezembro. 

Nesta terça-feira (6),  Lula esteve reunido com representantes do PSB, PT e PDT, em Brasília, para tratar das articulações da PEC da Transição no Senado e também para discutir a respeito da montagem dos ministérios. Os socialistas pleiteiam o Ministério das Cidades com indicação do ex-governador de São Paulo, Márcio França. O nome de Dino, confirmado hoje, não seria da cota do PSB, mas uma escolha pessoal de Lula. 

O prefeito João Campos participou da reunião ao lado do deputado federal pernambucano Felipe Carreras, que será o líder do PSB na Câmara a partir do ano que vem.

Da ala socialista, também estiveram presentes no encontro o presidente da legenda Carlos Siqueira, os governadores da Paraíba, João Azevedo, e do Espírito Santos, Renato Casagrande, e o deputado federal Bira do Pindaré.

No entanto, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que também é e vice-presidente nacional do PSB e tem sido ventilado para ser secretário de Segurança Pública no Ministério da Justiça, não participou da reunião. Na equipe de transição o chefe do Executivo estadual está na comissão técnica da área de transparência, integridade e controle. 

"O foco de Lula e Geraldo Alckmin na reconstrução do Brasil é impressionante. Ontem, ao lado de colegas do meu partido e representantes do PT, conversamos com o presidente e o vice-presidente eleitos sobre como podemos contribuir nessa tarefa crucial para o futuro do nosso país. Os desafios são muitos, mas a vontade de acertar é ainda maior. O Brasil vai, sem dúvida alguma, voltar a ser feliz", registrou Campos, na ocasião. 

 

Tags

Autor