MINISTÉRIO DO TRABALHO DE LULA: LUIZ MARINHO vai ser ministro? Entenda
Marinho já foi presidente da CUT e prefeito de São Bernardo do Campo
O deputado federal por São Paulo Luiz Marinho pode assumir o Ministério do Trabalho. De acordo com informações da colunista do G1, Julia Dualibi, o presidente eleito Lula já teria feito o convite; e Marinho aceitado.
Marinho foi ministro do primeiro governo Lula entre 2005 e 2008.
Ainda segundo a colunista, o atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, pode assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Quem é Luiz Marinho?
Nascido em 1959, Marinho é formado em Direito e foi metalúrgico nos anos 1970, quando conheceu o ex-presidente Lula. Em 1984 foi eleito tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Nas gestões seguintes assumiu os cargos de secretário-geral e vice-presidente. Em 1996, foi eleito presidente do sindicato, cargo para o qual foi reeleito mais duas vezes (1999-2002 e 2002-2003).
Em 2002 foi candidato a vice-governador do estado de São Paulo na chapa encabeçada por José Genoino (PT). Geraldo Alckmin (PSDB)venceu a disputa no segundo turno.
No ano seguinte foi eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Assumiu o Ministério do Trabalho em 2005, no governo Lula. Dois anos depois tornou-se ministro da Previdência Social. Em 2008 deixou o posto para concorrer à Prefeitura de São Bernardo do Campo, a qual comandou por dois mandatos.