Posse

Tarcísio de Freitas é empossado Governador de São Paulo manda recado a Lula

Tarcísio e o vice foram empossados

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 01/01/2023 às 13:06 | Atualizado em 01/01/2023 às 13:07
Notícia
X

Tarcísio de Freitas foi empossado governador de São Paulo, neste domingo (1º), em cerimônia realizada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado). A solenidade também marcou a posse do vice-governador Felício Ramuth.

Durante discurso como governador, Tarcísio de Freitas exaltou a Deus, agradeceu o apoio de sua família e afirmou que dará prioridade à redução das desigualdades sociais no Estado e à pacificação social.

Em um discurso nacionalizado, o ex-ministro de Jair Bolsonaro agradeceu mais uma vez ao agora ex-presidente e pediu, sem citar diretamente o nome de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não ocorram retrocessos no controle dos gastos públicos no Brasil.

"Uma das palavras mais pronunciadas na política hoje é pacificação. Certamente por expressar um anseio social. Mas a pacificação demanda gestos e passa seguramente por retrospectiva crítica, que nos blinde de erros cometidos, mas também pelo reconhecimento de avanços", disse, em defesa do governo Bolsonaro.

Eleito com mais de 13 milhões de votos no segundo turno das eleições em outubro de 2022, Tarcísio se tornou o 64º governador da história do Estado. Aos 47 anos, o engenheiro e militar da reserva foi por pouco mais de três anos ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro.

DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SÃO PAULO
Tarcísio de Freitas tomou posse como novo governador de São Paulo - DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SÃO PAULO
DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SÃO PAULO
Tarcísio de Freitas tomou posse como novo governador de São Paulo - DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SÃO PAULO
DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SÃO PAULO
Tarcísio de Freitas tomou posse como novo governador de São Paulo - DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SÃO PAULO
DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SÃO PAULO
Tarcísio de Freitas tomou posse como novo governador de São Paulo - DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SÃO PAULO

Bolsonaro

Diante de uma plateia que já havia ovacionado Bolsonaro, o governador seguiu dizendo que o "Brasil deve encerrar o ano com superávit de 0,4% do PIB graças à melhora da qualidade do gasto público e do melhor ambiente de negócios". Afirmou ainda que o País avançou em privatizações e concessões.

"Se olharmos o gasto da União em 2022, ele será 0,5 ponto porcentual do PIB, menor que em 2018. Será a primeira vez desde a redemocratização que um presidente lega para o seu sucessor um gasto menor do que o herdado do governo anterior." E continuou: "O poder público é como uma corrida de revezamento. Recebe-se o bastão, corre-se na maior velocidade possível, passa-se o bastão para quem correrá depois. O que se espera é que não haja retrocessos em termos de qualidade do gasto, gestão fiscal e parcerias com a iniciativa privada. São Paulo e o Brasil precisam caminhar juntos. Um não prospera sem o outro."

Tarcísio agradeceu ainda ao eleitorado de São Paulo, que, segundo ele, não perguntou de onde ele veio, mas acreditou para onde poderia levar o governo - o novo governador é carioca e nunca morou no Estado. "Entendemos o recado das urnas e vamos governar para todos."

Tarcísio se comprometeu a trabalhar pelo crescimento econômico do Estado com o objetivo de alcançar o que classificou como finalidades de seu governo: reduzir as desigualdades, atender aos dependentes químicos e parte da população ainda analfabeta, entre outros desafios.

Tucanos

Ao longo do discurso, Tarcísio citou alguns legados dos 28 anos de governos tucanos, como o Bom Prato e as escolas técnicas, afirmando que não pretende promover nenhuma ruptura, mas avanços Citou a conclusão de obras atrasadas, como linhas de metrô e o trecho norte do Rodoanel, e afirmou que vai trabalhar com a ajuda da tecnologia em todas as áreas, como na Segurança Pública.

“É uma honra muito grande tomar posse na Assembleia Legislativa, a Casa do Povo, essência da representação democrática paulista. Aqui teremos o ambiente de diálogo para fazer de São Paulo um exemplo para o Brasil, em termos de políticas sociais, de sustentabilidade, de inclusão, de inovação, de luta pela segurança pública, pelo emprego, pelo desenvolvimento econômico e regional. Vamos trabalhar na construção de consensos, no convencimento por meio do trabalho técnico e da transparência, sempre respeitando as diferenças, sempre com uma atitude propositiva”, disse Tarcísio de Freitas.

Tarcísio é formado pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e é graduado em engenharia – fortificação e construção pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). O novo governador do Estado de São Paulo foi engenheiro do Exército Brasileiro e chefe da seção técnica da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti.

Após a solenidade, foram prestadas honras militares ao novo governador. Tarcísio passou em revista à tropa e acompanhou a saudação à bandeira e o desfile dos cadetes do Barro Branco. Em seguida, Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth seguiram para o Palácio dos Bandeirantes, onde ocorreu a transmissão do cargo de governador e vice e a nomeação da nova equipe de secretários para a gestão 2023-2026.

Tags

Autor