LULA é acusado de GORDOFOBIA nas redes ao falar de obesidade de FLÁVIO DINO
O presidente já teria sido acusado de fazer comentários gordofóbicos no começo do mês
Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um comentário sobre a obesidade de Flávio Dino, ministro da Justiça, em evento público e está sendo alvo de críticas.
Leia nesta matéria:
- "A obesidade causa tanto mal quanto à fome", disse Lula
- O que diz a oposição?
"A OBESIDADE CAUSA TANTO MAL QUANTO À FOME", DISSE LULA
Em cerimônia de lançamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurnaça Pública com Cidadania), Lula classificou o obesidade como uma doença que causa tão mal quanto à fome.
O presidente completou que é um problema que necessita de cuidado do Estado e que Dino estaria se exercitando, andando de bicicleta, por estar acima do peso.
"Aqui ninguém está com excesso de magreza, a não ser o nosso poeta. O restante está tudo com um pouco de obesidade, que também é uma doença que nós precisamos cuidar. A nossa médica que é ministra da Saúde sabe perfeitamente bem que a obesidade causa tanto mal quanto à fome. E por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque ele sabe que isso vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal", disse Lula em evento.
Antes da fala de Lula, o ministro já havia feito piada a respeito do viés social do Pronasci.
"Um trabalhador da construção civil que tem uma bicicleta furtada não é a mesma coisa que uma pessoa que usa a bicicleta uma vez por ano para fazer atividade física. Falo de mim mesmo, como dá para notar", brincou Dino, arrancando risadas da plateia.
O QUE DIZ A OPOSIÇÃO?
A oposição reclamou da recepção das falas do presidente.
Eles relatam diferença de tratamento de quando políticos de esquerda têm falas problemáticas e quando políticos de direita fazem o mesmo.
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil - SP) publicou: "Alô galerinha chata que acha obesidade lindo: o Lula falou o óbvio aqui. Vão chamá-lo de gordofóbico também? Ou vão parar de glamourizar uma doença?"
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL - MG) se pronunciou na sua conta do Twitter dizendo: "Lula diz que banheiro trans é invenção de satanás e que obesidade é doença e faz piada sobre. Não importa o que diz, mas quem diz. Só pra registrar mesmo."
E a conta do Twitter do Movimento Brasil Livre (MBL) postou o vídeo com a fala do presidente e questiona: "E agora? Vai rolar cancelamento ou ele pode?".