Cursos de Medicina

Governo Lula volta a autorizar abertura de CURSOS DE MEDICINA em faculdades particulares

A decisão define que a autorização será feita com base em editais que serão lançados; confira autorização do MEC

Antônio Gois
Cadastrado por
Antônio Gois
Publicado em 06/04/2023 às 11:32
RICARDO STUCKERT/PR
Norma foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (4) - FOTO: RICARDO STUCKERT/PR

Em decisão publicada nesta quinta-feira (6), o Ministério da Educação (MEC) autorizou novamente a abertura de novos cursos de medicina em faculdades particulares.

MEC VOLTA A AUTORIZAR CURSOS DE MEDICINA EM FACULDADES PARTICULARES

A decisão define que a autorização será feita com base em editais que serão lançados. O primeiro destes editais será publicado em 120 dias.

Os editais vão priorizar áreas de saúde com menor número de médicos por habitante.

TEMER PROIBIU NOVOS CURSOS EM 2018

Em abril de 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), a abertura de novos cursos de medicina em faculdades particulares foi probida.

O objetivo da medida era de controlar a qualidade dos cursos que estavam sendo oferecidos.

Após uma avaliação o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que houve um efeito contrário, já que novos cursos eram abertos por meio de ordens judiciais.

"O que aconteceu de 2018 pra cá? Foi o período que mais se criou vaga de medicina no Brasil. Saímos praticamente de 109 mil vagas, das [faculdades] privadas, para 158 mil. Foi um aumento de quase 50 mil vagas, e temos 225 processos judiciais para serem definidos", afirmou o ministro.

Comentários

Últimas notícias