Trabalho Escravo

LISTA SUJA TRABALHO ESCRAVO 2023: Prefeitura de Olinda mantém vínculo com empresa autuada pelo MPT em 2020

A lista com todas as empresas autuadas pelo MPT foi divulgada pelo Ministério do Trabalho e Previdência no início de abril.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 10/04/2023 às 18:50 | Atualizado em 10/04/2023 às 18:56
Notícia
X

No último dia 5, o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou uma nova atualização de empresas que mantinham seus trabalhadores a condições análogas à escravidão, a chamada "lista suja".

A lista divulgada pelo Ministério possui 132 novos empregadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, e pode ser conferida neste link. 

“Somente este ano já foram mais de mil resgates de trabalhadores nessa condição, nos três primeiros meses do ano. Vamos produzir um entendimento para que esses casos voltem a cair e possamos erradicar o trabalho análogo ao de escravo no Brasil”, disse o Ministro Luiz Marinho.

“Aqueles que forem flagrados fazendo uso de mão de obra análoga à de escravo, devem ser devidamente responsabilizados”, frisou o Ministro.

Uma dessas empresas é a Construtora Ingazeira LTDA, que foi inclusa no último dia 5 e foi contratada pela Prefeitura de Olinda para realizar uma obra na Avenida Beira Rio, no bairro do Varadouro em 2020, mas continuou recebendo os valores nos anos seguintes de acordo com o Portal da Transparência.

A TV Jornal fez uma reportagem sobre o resgate de 10 homens que trabalhavam pela empresa contratada pela prefeitura de Olinda.

Segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT), os trabalhadores viviam numa casa em condições precárias e sem equipamento de proteção.

A ação do MPT ocorreu entre 31 de janeiro e 11 de fevereiro de 2020 e é possível assistir a reportagem logo abaixo:

Trabalhadores em condições semelhantes à escravidão são resgatados em Olinda

De acordo com informações do G1, os trabalhadores recebiam cerca de R$ 400 reais mensais e eram todos homens de 20 a 50 anos.

Nas redes sociais, o vereador de Olinda, Vinicius Castelo (PT) publicou sobre o caso e criticou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio:

"É vergonhoso saber que a gestão municipal mesmo ciente das denúncias em anos anteriores permaneceu fazendo repasses, pois demonstra conivência sob a depreciação de quem não tinha o mínimo de condição para trabalhar com dignidade no município, principalmente em se tratando do dinheiro da população vinculada a uma prática abominável".
Vinicuis Castello, vereador de Olinda

 

Até o momento, a Prefeitura de Olinda não se manifestou sobre o caso, mas mantemos o espaço aberto ao contraditório.

Citação

"É vergonhoso saber que a gestão municipal mesmo ciente das denúncias em anos anteriores permaneceu fazendo repasses, pois demonstra conivência sob a depreciação de quem não tinha o mínimo de con

Vinicuis Castello, vereador de Olinda

Tags

Autor