Inelegível

TSE nega pedido de BOLSONARO contra ALEXANDRE DE MORAES; entenda o motivo

Bolsonaro perdeu uma ação no TSE contra o ministro Alexandre de Moraes.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 11/04/2023 às 17:54 | Atualizado em 11/04/2023 às 17:58
Notícia
X

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pedia a suspeição do Ministro e presidente da Corte, Alexandre de Moraes numa investigação sobre abuso de poder por parte do Planalto e da Alvorada para fazer lives durante o período eleitoral quando ele era presidente.

De acordo com o Poder 360, sete ministros votaram contra o ex-presidente, inclusive Nunes Marques, indicado por Bolsonaro em 2020.

Votaram junto com o relator da ação, o ministro Ricardo Lewandowski:

  • Cármen Lúcia
  • Nunes Marques
  • Benedito Gonçalves
  • Raul Araújo
  • Sérgio Banhos
  • Carlos Horbach

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes. - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ação no TSE vem desde setembro do ano passado, quando o ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, determinou que Bolsonaro não realizasse lives "de cunho eleitoral" tanto no Palácio do Planalto, quanto no Palácio da Alvorada, além de outros "bens e serviços públicos".

Benedito também havia decidido que Bolsonaro estaria utilizando das transmissões para pedir voto utilizando "da estrutura da administração pública para satisfazer finalidades eleitorais".

 

CLAUBER CAETANO/PR
O encontro de Bolsonaro com embaixadores, ano passado, foi marcado por suspeitas infundadas sobre a segurança das urnas - CLAUBER CAETANO/PR

TSE deve condenar Bolsonaro

Neste mês, o ministro Ricardo Lewandowski se aposentou e, com isso, uma vaga no STF está em aberto. Porém, é possível que o ex-presidente seja condenado na Corte mesmo sem a presença do Ministro.

O TSE deve julgar Bolsonaro como inelegível e, na Corte, tramitam 16 ações contra o ex-presidente. A principal ação é sobre a reunião de Bolsonaro com embaixadores no Alvorada, onde ele atacou o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.

Como FUNCIONA a APURAÇÃO dos votos na URNA ELETRÔNICA

Tags

Autor