Nesta sexta-feira (05), a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou o fim da emergência sanitária internacional da Covid-19.
A partir de agora, a doença não será mais tratada como uma ESPII (Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional), grau mais alto de alerta utilizado pela OMS.
LULA FALA SOBRE FIM DA PANDEMIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou as redes sociais para comentar sobre o fim da pandemia e lembrou dos 700 mil mortos pela Covid-19.
Lula lembrou que pelo menos metade dessas vítimas poderiam ter sido salvas se "não tivéssemos um governo negacionista":
Depois de 3 anos, hoje finalmente podemos dizer que saímos da emergência sanitária pela Covid-19. Infelizmente, o Brasil passou da marca de 700 mil mortos pelo vírus. E acredito que ao menos metade das vidas poderiam ter sido salvas se não tivéssemos um governo negacionista.
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2023
Lula também pediu a população que tomasse as doses de reforço anunciadas pelos órgãos responsáveis e que mantivesse o esquema vacinal completo:
Apesar do fim do estado de emergência, a pandemia ainda não acabou. Tomem as doses de reforço e não deixem de ter o esquema vacinal sempre completo. E o governo federal irá incentivar a saúde, ciência e pesquisa no nosso país. Irá atuar para preservar vidas.
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2023