Nesta sexta-feira (05), o Google mostrou diferentes sugestões de busca ao digitar o nome do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula está na Inglaterra para participar da coroação do Rei Charles III e usuários da internet notaram que, ao realizar a busca por "Lula coroação", em referência ao evento de hoje, o Google sugere "Lula corrupção".
A busca também foi feita colocando o nome do ex-presidente Bolsonaro e a palavra "coroação". O resultado sugeriu "coração":
FELIPE NETO ALERTOU SOBRE O CASO
O youtuber Felipe Neto publicou no Twitter sobre o caso, avisando que foi alertado pelo deputado André Janones (Avante) e publicou a imagem da pesquisa.
"Tive que abrir o Google para acreditar. Se trata de um erro algorítmico, mas é inaceitável. 'Coroação' não é uma palavra errada ou de rara pesquisa", disse Felipe Neto.
Olá @LulaOficial
— Felipe Neto ???? (@felipeneto) May 5, 2023
O @AndreJanonesAdv me avisou no privado e tive q abrir o Google pra acreditar.
Se trata de um erro algorítmico, mas é inaceitável. “Coroação” não é uma palavra errada ou de rara pesquisa.
Google dará explicações? Corrigirá? Sem o PL, não são obrigados a nada. pic.twitter.com/isckiyoAjz
Outro usuário fez a mesma busca com os nomes de Vladmir Putin, Barack Obama, Bill Clinton e Donald Trump, e o resultado foi igual ao de Lula, ligando "coroação" a "corrupção":
Avisa lá o Janones... pic.twitter.com/IcK6qLRIgz
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) May 5, 2023
Até o momento de publicação desta matéria, o Google não havia informado sobre o caso. A Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) ainda não emitiu nenhuma nota sobre o caso.
Assim que houver alguma novidade, esta matéria será atualizada.