Nesta quarta-feira (10), o ministro da Justiça, Flávio Dino, utilizou as redes sociais para informar que determinou que a Polícia Federal (PF) investigue denúncias sobre manipulação de jogos do Campeonato Brasileiro.
Segundo Dino, houveram "indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional", motivo pelo qual o pedido foi determinado:
Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis.
— Flávio Dino ???????? (@FlavioDino) May 10, 2023
BET365 e BETANO
O Ministério Público denunciou 16 pessoas, entre empresários e atletas sobre manipulação de jogos de futebol.
Segundo o UOL, as denúncias são por organização criminosa e fraude ao Estatuto do Torcedor. As suspeitas são de partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022 e alguns torneios de 2023.
As apostas eram feitas nos sites Bet365 e Betano, e houve ação realizada em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.
CBF SE PRONUNCIA
De acordo com a Agência Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou por meio de nota que enviou um ofício solicitando à Presidência da República e Ministério da Justiça que cerntralize as investigações:
"[...] enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação”.
A CBF descartou a possibilidade de interromper o Campeonato Brasileiro de 2023 e que está trabalhando com a Fifa para apurar o caso:
"[...] em conjunto com a Fifa [Federação Internacional de Futebol] e outras esferas internacionais para um modelo padrão de investigação”.