Corrupção e lavagem de dinheiro

COLLOR CONDENADO: STF formou maioria para condenar ex-presidente; confira os detalhes

Até o momento, seis ministros votaram a favor da condenação de Collor.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 18/05/2023 às 18:28 | Atualizado em 18/05/2023 às 21:50
Notícia
X

O ex-presidente da República, Fernando Collor de Melo, foi condenado por maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (18).

Até o momento de publicação desta matéria, seis Ministros da Suprema Corte votaram a favor da condenação de Collor por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O ex-presidente foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República em 2015 por receber uma quantia de R$ 29 milhões em propinas referentes aos anos de 2010 a 2014.

Segundo o portal UOL, Collor recebeu os valores para facilitar a troca de bandeira de postos de combustível da BR Distribuidora, uma das empresas controladas pela Petrobras.

A defesa de Fernando Collor alegou que não há provas de que ele teria recebido tais valores e as acusações foram feitas com base em delações.

De acordo com o Estadão, o julgamento foi suspenso nesta quinta-feira (18) logo após ser formada a maioria em desfavor de Collor, sendo retomado na próxima quarta (17), com os votos dos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber.

COMO VOTARAM OS MINISTROS

Votaram a favor da condenação de Collor os seguintes Ministros da Suprema Corte:

  • Edson Fachin
  • Alexandre de Moraes
  • André Mendonça
  • Roberto Barroso
  • Luiz Fux
  • Cármen Lúcia

O ministro Nunes Marques votou pela absolvição de Collor. Até o momento, apenas 7 ministros votaram, restando os votos de Dias Toffoli, Gilmar Mendes e a presidente do STF, Rosa Weber.

"A absolvição dos acusados é medida que se impõe", disse o ministro Nunes Marques em decisão.

OUTROS TRÊS FORAM CONDENADOS

Além do ex-presidente, outros dois empresários envolvidos no esquema também foram condenados: Luís Pereira Duarte de Amorim (8 anos e 1 mês de prisão) e Pedro Paulo Bergamaschi (16 anos e 10 meses de prisão).

Eles terão de pagar um valor de R$ 20 milhões por danos morais nos termos impostos pelo ministro Edson Fachin. 

STF forma maioria para PRENDER EX-PRESIDENTE DO BRASIL!

Tags

Autor